Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome de Capgras

A Síndrome de Capgras, ou delírio de Capgras, é um transtorno psicológico onde o indivíduo tem a ilusão de que um amigo, companheiro, familiar ou animais de estimação, foram substituídos por sósias ou supostos “impostores”.

Os portadores da síndrome de Capgras reconhecem os rostos familiares, mas ainda acreditam que aquela pessoa é um impostor. 

Esta síndrome pertence ao grupo de doenças ilusórias e pode ocorrer de forma aguda, transitória ou crônica. 

Causas da Síndrome de Capgras

As causas da Síndrome de Capgras podem estar relacionadas com problemas psicológicos como complexo de Édipo. Neste caso, os indivíduos, por terem ciúme de um dos pais, acreditam que o outro é um impostor.

Outra causa da Síndrome de Capgras poderá ser a existência de lesões cerebrais, causadas por traumatismos cranianos, em regiões relacionadas com a identificação de rostos e emoções. Neste caso, os indivíduos conseguem reconhecer os rostos das pessoas, mas na verdade, não sabem quem é. Como por exemplo, uma mãe que reconhece o rosto do filho, mas não tem qualquer sentimento maternal sobre ele.

Alguns pacientes com Síndrome de Capgras apresentam também epilepsia ou doença de Alzheimer.

Tratamento da Síndrome de Capgras

O tratamento da Síndrome de Capgras pode ser o uso de medicamentos antipsicóticos e acompanhamento psicológico.

O tratamento deve ser individual e adequado para tratar os delírios de cada indivíduo. Os familiares também podem necessitar de um acompanhamento psicológico para saber lidar com o paciente.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...