Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como tratar a síndrome de ativação dos mastócitos

A síndrome de ativação dos mastócitos é uma doença rara que afeta o sistema imune, levando ao surgimento de sintomas de alergia que afetam mais do que um sistema de órgãos, especialmente a pele e os sistemas gastrointestinal, cardiovascular e respiratório. Assim, a pessoa pode ter sintomas de alergia na pele, como vermelhidão e coceira, assim como náuseas e vômitos, por exemplo.

Estes sintomas surgem porque as células responsáveis por regular situações de alergia, os mastócitos, são ativados de forma exagerada perante fatores que normalmente não provocariam alergia, como o cheiro de outra pessoa, a fumaça de um cigarro ou os vapores da cozinha. Dessa forma, pode parecer que a pessoa tem alergia a quase tudo.

Embora ainda não exista cura, os sintomas podem ser controlados com o tratamento, que, geralmente, inclui o uso de antialérgicos e medicamentos depressores do sistema imune. No entanto, como a gravidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa, o tratamento precisa ser adaptado a cada caso.

O que é e como tratar a síndrome de ativação dos mastócitos

Principais sintomas

Normalmente, esta síndrome afeta dois ou mais sistemas do organismo, dessa forma, os sintomas podem variar de caso para caso, de acordo com os órgãos afetados:

  • Pele: urticária, vermelhidão, inchaço e coceira;
  • Cardiovascular: diminuição acentuada da pessão arterial, sensação de desmaio e aumento dos batimentos cardíacos;
  • Gastrointestinal: náuseas, vômitos, diarreia e cãimbras abdominais;
  • Respiratório: nariz entupido, coriza e respiração com chiado.

Quando existe uma reação mais acentuada podem ainda surgir sintomas de choque anafilático, como dificuldade para respirar, sensação de bola na garganta e suores intensos. Esta é uma situação de urgência que deve ser tratada o mais rápido possível no hospital, mesmo que já se esteja fazendo tratamento para a síndrome. Saiba mais sobre os sinais de choque anafilático e o que fazer.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a síndrome de ativação dos mastócitos é feito para aliviar os sintomas e evitar que surjam com tanta frequência e, por isso, deve ser adaptado de acordo com cada pessoa. No entanto, na maioria dos casos, é iniciado com o uso de antialérgicos como 

Além disso, também é muito importante que a pessoa tente evitar os fatores que já conseguiu identificar como causadores de alergia, pois mesmo fazendo a medicação, os sintomas podem surgir quando se está muito tempo exposto.

Nos casos em que os sintomas são mais severos, o médico pode ainda receitar a ingestão de medicamentos que diminuem a ação do sistema imune, como o Omalizumb, evitando assim que os mastócitos sejam ativados com tanta facilidade.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...