Sibutramina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2023

Sibutramina é um remédio indicado para o tratamento da obesidade em adultos, pois aumenta rapidamente a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer e evitando que sejam ingeridos alimentos e calorias em excesso.

A sibutramina com o nome de referência Reductil, foi retirada do mercado pelo próprio fabricante devido a um estudo [1] que mostra que esse remédio pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares em pessoas que têm risco para desenvolvê-los.

No entanto, a sibutramina continua a ser liberada pela ANVISA, podendo ser encontrada na forma de cápsulas de 10 ou 15 mg, com outros nomes comerciais, como Sibus, Vazy, Biomag ou Sigran, por exemplo, ou como genérico, com o nome “cloridrato de sibutramina monoidratado”. A sibutramina é vendida somente com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia.

Assista ao vídeo a seguir e entenda melhor como a sibutramina ajuda a tratar a obesidade:

Para que serve

A sibutramina é indicada para o tratamento da obesidade em adultos com IMC maior que 30 Kg/m², devendo ser usada associada a uma dieta balanceada e prática de exercícios físicos. Veja como calcular o IMC.

Esse remédio deve ser usado com indicação do endocrinologista e acompanhamento médico regular para avaliar a eficácia do tratamento e o surgimento de efeitos colaterais.

Se deseja o acompanhamento de um endocrinologista, marque uma consulta na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como funciona

A sibutramina atua aumentando rapidamente a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa ingira menos alimentos durante o dia, oque leva ao emagrecimento.

Além disso, este remédio também ajuda aumentar a termogênese e a acelerar o metabolismo, o que contribui ainda mais para a perda de peso. Entenda melhor como a sibutramina funciona.

Como tomar

A sibutramina deve ser tomada por via oral com um copo de água, de preferência de manhã, antes ou após uma refeição.

A dose inicial recomendada é de 1 cápsula de 10 mg por dia. Essa dose pode ser aumentada pelo médico para 15 mg por dia, caso não se perca pelo menos 2 kg nas primeiras 4 semanas de tratamento.

Doses acima de 15 mg por dia não são recomendadas, e por isso, o tratamento deve ser descontinuado em pessoas que não respondam à terapia de perda de peso após 4 semanas com dose diária de 15 mg.

A duração do tratamento com sibutramina não deve exceder 2 anos, e deve-se ter acompanhamento médico regular para avaliação da perda de peso e controle da pressão arterial, assim como da frequência cardíaca.

O que fazer se esquecer de tomar

No caso de se esquecer de tomar uma dose na hora certa, deve-se tomar assim que se lembrar, mas deve-se pular a dose esquecida se estiver quase na hora de tomar a próxima dose.

Não é recomendado tomar duas cápsulas de uma vez para compensar a dose esquecida.

Sibutramina é perigoso?

Apesar de ter benefícios para o emagrecimento, a sibutramina pode causar uma contração dos vasos sanguíneos, e levar ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumentando o risco de ocorrência de infarto ou AVC.

Por isso, o uso da sibutramina deve sempre ser feito com indicação do endocrinologista e acompanhamento regular durante o tratamento. Saiba mais sobre os perigos da sibutramina para a saúde.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da sibutramina são prisão de ventre, boca seca, insônia, aumento da frequência cardíaca, palpitações, aumento da pressão arterial, vermelhidão, ondas de calor, náuseas, agravamento de hemorroidas existentes, sensações na pele como frio, calor, formigamento ou pressão, dor de cabeça, suor intenso ou alterações no paladar.

Esses efeitos colaterais são mais comuns nas primeiras 4 semanas de tratamento e, geralmente, tendem a diminuir com o tempo.

No entanto, deve-se procurar ajuda médica imediata se surgir aumento dos batimentos cardíacos ou sintomas sugestivos de pressão alta, como dor de cabeça forte, visão turva, zumbido no ouvido, ansiedade, delírios, convulsão, dor no peito que se espalha para o braço ou ombro, ou mal estar geral.

A sibutramina também pode causar reações alérgicas graves que também necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve tomar

A sibutramina não deve ser usada por pessoas com o IMC menor que 30 kg/m², crianças ou adolescentes, idosos com mais de 65 anos, mulheres grávidas ou que estão tentando engravidar e durante a amamentação.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas com história de diabetes mellitus tipo 2 com pelo menos um outro fator de risco, como pressão alta ou altos níveis de colesterol, doenças cardíacas, distúrbios alimentares, como anorexia nervosa ou bulimia, que usam cigarro com frequência e quando se usa outros medicamentos como descongestionantes nasais, antidepressivos, antitussígenos ou supressores do apetite.

A sibutramina também não deve ser usada por pessoas que utilizam medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), como isocarboxazida, fenelzina ou tranilcipromina, por exemplo, devendo-se esperar pelo menos 14 dias após o término do tratamento com os IMAO para iniciar o tratamento com sibutramina.

Antes de usar a sibutramina deve-se informar ao médico ou ao nutricionista acerca de problemas crônicos como pressão alta, doenças cardíacas, epilepsia ou glaucoma. Veja outros inibidores do apetite que têm um efeito semelhante e ajudam a perder peso.

Vídeos relacionados