12 benefícios das sementes de melancia (e como usar)

Atualizado em setembro 2022
Evidência científica

As sementes da melancia são ricas em vitaminas, minerais e ácido fólico, garantindo diversos benefícios para a saúde, como melhora do funcionamento do sistema imune, redução do inchaço, fortalecimento dos ossos, regulação da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.

Apesar de ser muitas vezes descartada, a semente de melancia pode ser utilizada para preparar um chá ou ser torrada e consumida juntamente com iogurte e saladas, por exemplo, sendo então possível aproveitar as suas propriedades.

No entanto, para garantir os benefícios fornecidos pelas sementes de melancia, é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável e equilibrada, além de ser fundamental a prática de atividade física regulamente.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da semente de melancia

Os principais benefícios da semente de melancia são:

  1. Diminui a retenção de líquidos;
  2. Ajuda a regular a pressão arterial;
  3. Melhora o funcionamento do sistema renal;
  4. Diminui o risco de infecções urinárias;
  5. Diminui a chance de formação de pedras nos rins;
  6. Previne doenças cardiovasculares;
  7. Favorece a saúde dos dentes e dos ossos;
  8. Previne anemia;
  9. Melhora o funcionamento do sistema imunológico;
  10. Favorece o bom funcionamento do sistema nervoso;
  11. Melhora a saúde da pele e cabelos;
  12. Melhora o funcionamento do intestino.

Os benefícios das sementes de melancia são devido à presença de ômega-6, vitaminas do complexo B, aminoácidos e ácido fólico. Além disso, devido a presença de zinco e magnésio em sua composição, as sementes de melancia possuem grande ação antioxidante, podendo neutralizar a ação dos radicais livres.

Como usar as sementes

As sementes de melancia podem ser ingeridas tostadas juntamente com iogurtes ou saladas, por exemplo, ou serem usadas para preparar um chá.

1. Chá de sementes de melancia

O chá de sementes de melancia pode ser usado para reduzir a retenção de líquidos e melhorar a pressão arterial. Para preparar este chá, é necessário adicionar 2 colheres de chá de melancia desidratas em 500 mL de água fervente e deixar pode cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber. O chá deve ser consumido fresco, em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

2. Sementes de melancia tostadas

As sementes também podem ser ingeridas como um snack ou ser adicionadas a saladas, iogurte ou sopa, por exemplo. Para que fiquem com um melhor sabor, as sementes podem ser tostadas. Para isso, basta colocar no forno, num tabuleiro, durante cerca de 15 minutos a 160ºC.