Segurar o xixi pode fazer mal à saúde?

Atualizado em novembro 2020

Segurar o xixi por muito tempo é prejudicial à saúde porque a urina é uma das formas do organismo eliminar substâncias prejudiciais para o corpo e o excesso de microrganismos presentes no sistema geniturinário, evitando infecções e formação de pedra nos rins, por exemplo.

Assim, quando a urina fica acumulada na bexiga por muito tempo, há o favorecimento do desenvolvimento de microrganismos, além de também não haver relaxamento completo da bexiga durante a micção, o que pode fazer com que um pouco de xixi fique acumulada na bexiga, havendo maior risco de complicações.

É comum que as crianças segurem o xixi por algum tempo para não parar de brincar, por exemplo, no entanto é importante que a ida ao banheiro seja estimulada, principalmente antes de ir dormir e ao acordar, e ao longo do dia.

Imagem ilustrativa número 4

Por que segurar o xixi faz mal?

O xixi é produzido com o objetivo purificar o organismo, pois elimina não só substâncias que estão em excesso no corpo, mas também o excesso e microrganismos que possa existir no sistema urinário e genital, evitando o desenvolvimento de infecções. Assim, segurar o xixi por muito tempo pode aumentar o risco de desenvolvimento de algumas doenças, como por exemplo:

  • Infecções urinárias, pois as bactérias e fungos que estão em excesso permanecem no sistema urinário, podendo proliferar e resultar em infecção. Além disso, quando o xixi fica acumulado por muito tempo, a bexiga não consegue relaxar completamente durante a micção, podendo ficar ainda um pouco de urina na bexiga, o que também favorece infeções. As mulheres normalmente possuem infecções mais facilmente que os homens devido ao tamanho da uretra, que é mais curta, facilitando a proliferação de microrganismos;
  • Incontinência urinária, já que à medida que a urina é acumulada ao longo do tempo, a bexiga pode perder sua capacidade elástica, o que pode favorecer a incontinência urinária, por exemplo;
  • Formação de pedra nos rins, que pode acontecer não só ao fato de não beber água, mas também ao fato do xixi ser acumulada, o que pode fazer com que os elementos que seriam eliminados na urina sedimentem e permaneçam no sistema urinário, causando dores bastante incômodas e que, em alguns casos, pode ser necessária a remoção cirúrgica das pedras.

Dessa forma, assim que sentir vontade de fazer xixi, é recomendado que o faça, pois assim é possível evitar problemas futuros. Caso sinta vontade de fazer xixi, mas não consegue, é importante consultar um médico para que possa ser identificada a causa do problema e, assim, ser iniciado o tratamento.

O que fazer para evitar doenças

Para evitar doenças do sistema urinário, é importante pelo menos 2 litros de água por dia e ir ao banheiro pelo menos 6 vezes por dia, a cada 4 horas ou sempre que sentir vontade, assim é possível evitar o acúmulo de microrganismos e a perda progressiva da elasticidade da bexiga.

É recomendado também que se façam exercícios para fortalecer a musculatura pélvica, que tende a ficar mais flácida e ineficiente com o envelhecimento natural, durante a gravidez e após o parto, o que pode favorecer a incontinência urinária. Dessa forma, é importante que os exercícios de Kegel sejam realizados, de preferência com um profissional capacitado, para que se possa controlar o xixi de forma eficiente.

Além disso, as pessoas que possuem diabetes não devem segurar o xixi por muito tempo, pois a grande concentração de açúcar no sangue e na urina pode favorecer o crescimento de microrganismos, havendo mais chance de infecções. Por isso é importante que sejam feitos exames de sangue de rotina para que seja verificada a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.