Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Segurar o xixi pode ser perigoso?

Todo o mundo já segurou o xixi em algum momento, seja porque precisava assistir um filme até ao final, porque estava em uma reunião importante ou, simplesmente, porque sentiu preguiça de ir no banheiro naquele momento.

Ao contrário do que se pensa, segurar o xixi não precisa ser uma atividade perigosa, sendo que, não ir ao banheiro sempre que surgem pequenas vontades, pode até evitar o desenvolvimento de bexiga preguiçosa, que obriga a ir ao banheiro a cada 20 minutos.

Embora na maioria dos casos não surja nenhum problema por segurar o xixi, existem algumas complicações, como infecção urinária, que podem surgir em quem segura o xixi muitas vezes e durante muito tempo.

Segurar o xixi pode ser perigoso?

Principais complicações

As complicações de segurar o xixi são mais frequentes em caminhoneiros, motoristas, vendedores e professores, pois são profissões que dificultam as idas regulares ao banheiro. As complicações incluem:

  1. Infecção urinária: normalmente a urina limpa a uretra, eliminando bactérias e micro-organismos que podem provocar infecções. Assim, quando se fica muito tempo sem fazer xixi essas bactérias se desenvolvem em maior número podendo chegar, até, na bexiga e provocar uma cistite. Saiba mais sobre o que é uma cistite.
  2. Retenção urinária: acontece quando os músculos da bexiga perdem alguma força por estarem sempre dilatados. Nestes casos, fica mais difícil contrair toda a bexiga na hora de fazer xixi e, por isso, existe sempre um pouco de urina que fica dentro da bexiga, causando uma sensação de peso mesmo depois de urinar;
  3. Pedras nos rins: embora seja mais raro, pessoas com tendência para desenvolver pedras nos rins que seguram o xixi frequentemente, podem apresentar maior número de crises ou piora dos sintomas de pedras já existentes.

Ao contrário da crença popular é raro que a bexiga estoure, pois o cérebro obriga o esfíncter da bexiga a relaxar, evitando que encha o suficiente para que isso aconteça. Mas, isso pode acontecer se se estiver sob efeito de álcool ou drogas, por exemplo, pois o sinal do cérebro pode ser interrompido pelas substâncias, permitindo que a bexiga continue a encher.

Porque surge a vontade para urinar

A bexiga é um músculo em forma de bolsa que dilata conforme vai enchendo de urina. Assim, para não dilatar em excesso, a bexiga possui nas suas paredes pequenos sensores que indicam ao cérebro quando já existe uma grande quantidade de urina, o que normalmente acontece por volta dos 200 ml.

Quanto tempo se pode segurar o xixi

Embora a vontade de urinar surja por volta dos 200 ml, a bexiga é capaz de aguentar até aproximadamente 500 ml de urina e, por isso, é possível segurar o xixi por mais algum tempo depois que surge a primeira vontade para urinar. Esse tempo varia de pessoa para pessoa, de acordo com o tamanho da bexiga e a quantidade de urina formada por hora, mas geralmente é possível aguentar entre 3 a 6 horas.

Para ter um fluxo de urina saudável, é importante beber a quantidade de água necessária. Veja algumas técnicas para garantir que bebe a quantidade de água que precisa durante o dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...