Sangue grosso: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em outubro 2023

Sangue grosso é a deficiência ou excesso de proteínas que participam da coagulação sanguínea, ou aumento da quantidade de imunoglobulinas ou glóbulos vermelhos no sangue, por exemplo, fazendo com que o sangue fique mais espesso do que o normal.

O sangue grosso aumenta o risco de formação de coágulos, o que dificulta a passagem do sangue nos vasos sanguíneos, podendo causar complicações, como AVC ou trombose, causando sintomas como dor e inchaço nas pernas, dor de cabeça, perda da força dos membros ou dor no peito, por exemplo.

O tratamento do sangue grosso, conhecido cientificamente como hipercoagulabilidade ou trombofilia, é feito pelo hematologista, cardiologista ou clínico geral, que pode indicar o uso de remédios anticoagulantes e fazer uma alimentação saudável, além do tratamento da condição que possa estar causando o sangue grosso.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de sangue grosso

Os principais sintomas de sangue grosso são:

  • Dor intensa, inchaço ou vermelhidão em uma das pernas, especialmente na panturrilha;
  • Dor de cabeça ou falta de ar intensos que surgem de repente;
  • Falta de força ou perda de sensibilidade em um lado do corpo;
  • Tosse constante e que pode conter sangue;
  • Dor no peito que pode irradiar o ombro, pescoço, mandíbula, e braço;
  • Pele pálida, fria e azulada ou suor frio;
  • Náuseas e/ou vômitos;
  • Confusão mental ou sensação de desmaio.

Geralmente, o sangue grosso não tem sintomas, no entanto, quando os sintomas surgem normalmente estão relacionados à formação de coágulos no sangue.

Desta forma, esses sintomas podem ser indicativos de complicações, como trombose venosa profunda (TVP), infarto, AVC ou tromboembolismo pulmonar. Saiba identificar todos os sintomas de TVP, AVC, infarto e trombose pulmonar.

É importante procurar atendimento médico ou o pronto-socorro mais próximo imediatamente, caso surjam algum desses sintomas, para iniciar o tratamento o mais rápido possível, pois são complicações que podem colocar a vida em risco.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do sangue grosso é feito pelo hematologista, cardiologista ou clínico geral através do histórico de saúde, fatores de risco e exames de sangue, como hemograma completo e coagulograma, que tem como objetivo avaliar as características da coagulação sanguínea. Saiba como é feito o coagulograma.

Marque uma consulta com um cardiologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Cardiologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico pode solicitar outros exames para ajudar a identificar a causa do sangue grosso, como resistência à proteína C ativada, teste de mutação no fator V Leiden ou protrombina G20210A, ou níveis de antitrombina, proteína C ou proteína S, por exemplo.

Outros exames que o médico pode solicitar, no caso de complicações do sangue grosso são dímero D, ultrassom, venografia, raio X, tomografia computadorizada ou a ressonância magnética, eletrocardiograma, dosagem das enzimas cardíacas, por exemplo.

Possíveis causas

O sangue grosso é causado por excesso ou deficiência de proteínas que participam da cascata de coagulação sanguínea, aumento da produção de glóbulos vermelhos ou brancos pela medula óssea, ou produção excessiva de imunoglobulinas, por exemplo.

Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do sangue grosso, como:

  • Obesidade ou sedentarismo;
  • Hábito de fumar;
  • Fraturas de ossos;
  • Gravidez ou puerpério;
  • Doenças, como diabetes, pressão alta ou colesterol alto, insuficiência cardíaca, lúpus eritematoso sistêmico  ou doença inflamatória intestinal;
  • Ficar acamado por muitos dias ou ficar muito tempo sentado em alguma viagem de avião ou ônibus;
  • Infecções, como COVID-19 ou citomegalovírus;
  • Câncer, como mieloma múltiplo;
  • Deficiência de vitamina B6, B12 ou folato, que podem causar aumento de homocisteína nos sangue.

Além disso, o uso de remédios, como anticoncepcional oral, terapia de reposição hormonal, terapia com testosterona, metotrexato, fenitoína, dapagliflozina ou carbamazepina, por exemplo, também podem deixar o sangue mais grosso e aumentar o risco de formação de coágulos.

Outras causas do sangue grosso são púrpura trombocitopênica, trombocitopenia causada pelo uso de heparina, deficiência de anticoagulantes naturais do corpo, deficiência do fator V de Leiden, excesso de enzimas sanguíneas que causam a coagulação, policitemia vera ou macroglobulinemia de Waldenstrom, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do sangue grosso deve ser feito com orientação do clínico geral, hematologista ou cardiologista, que pode indicar o uso de remédios para evitar a formação dos coágulos ou para desfazer os coágulos existentes.

Os principais tratamentos para o sangue grosso são:

  • Anticoagulantes, como varfarina, heparina, ​​rivaroxabana, dabigatrana ou apixabana;
  • Antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico ou clopidogrel;
  • Estatinas, como a rosuvastatina, para reduzir o colesterol e prevenir a recorrência de trombose venosa profunda;
  • Trombolíticos, como estreptoquinase, alteplase ou tenecteplase, nos casos graves, feito em hospitais para o tratamento de emergências;
  • Plasmaférese, para filtrar o sangue e remover o excesso de proteínas que estão presentes no plasma sanguíneo;
  • Sangria, para diminuir a quantidade de glóbulos vermelhos do sangue, no caso da policitemia vera.

É importante seguir o tratamento conforme orientação do médico, para reduzir o risco de complicações do sangue grosso e surgimento de AVC, infarto, trombose venosa profunda ou embolia pulmonar.

Além disso, é importante que a pessoa tenha cuidados com a alimentação, pois assim é possível que o tratamento com remédios seja mais eficaz e seja possível prevenir a formação de outros coágulos.

Cuidados com a alimentação

A alimentação para sangue grosso tem como objetivo melhorar a circulação sanguínea e prevenir a formação de coágulo e, para isso, é recomendado consumir alimentos ricos em vitamina C, D, E e K, já que essas vitaminas possuem efeito anticoagulante.

No entanto, é importante que esses alimentos sejam consumidos de acordo com a recomendação do nutricionista, pois o consumo em quantidades elevadas pode diminuir a eficácia dos remédios usados, o que pode trazer complicações.

Assim, os alimentos ricos nessas vitaminas, como acerola, laranja, salmão, óleo de fígado de bacalhau, semente de girassol, avelã, espinafre e brócolis, devem fazer parte da alimentação diária e consumidos conforme a recomendação médica. Conheça outros alimentos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Além disso, durante o tratamento com anticoagulantes, é importante ter cuidado ao consumir alho, ginseng, castanha da índia, boldo, guaraná ou arnica, uma vez que podem interagir com os remédios e diminuir seu efeito.

Possíveis complicações

O sangue grosso pode aumentar o risco de formação de coágulos sanguíneos, causando sua obstrução e dificultando a passagem de sangue na corrente sanguínea, o que pode resultar em complicações como AVC, trombose venosa profunda (TVP), embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio ou trombose da veia renal, por exemplo.

Por isso, é importante que o tratamento seja feito corretamente com orientação médica para reduzir o risco de complicações do sangue grosso.

Vídeos relacionados