Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba o que fazer enquanto o recém-nascido está no hospital

Normalmente os bebês prematuros precisam ficar alguns dias no hospital para ter a saúde avaliada, ganhar peso, aprender a deglutir e melhorar o funcionamento dos órgãos.

Ao ficar internado, o bebê precisa de cuidados especiais e é essencial que a família acompanhe o seu desenvolvimento e aprenda sobre como cuidar do prematuro. A seguir estão algumas dicas para enfrentar esse período de internamento do bebê.

Tirar leite para o bebê

É muito importante que a mãe tire leite para o bebê enquanto ele está internado, pois este é o melhor alimento para fortalecer o seu sistema imunológico e para ajudá-lo a ganhar peso.

Deve-se retirar o leite no hospital ou em casa, seguindo as orientações dos enfermeiros, para que o bebê tenha alimento em todas as refeições do dia. Além disso, retirar o leite com frequência ajuda a aumentar sua produção, evitando que a mãe fique sem leite quando o bebê receber alta. Saiba como armazenar o leite materno.

Retirar leite, aprender sobre a saúde do bebê, dormir e se alimentar bemRetirar leite, aprender sobre a saúde do bebê, dormir e se alimentar bem

Manter uma boa alimentação

Apesar de ser um período difícil, é essencial manter uma boa alimentação para que a produção de leite se mantenha e para que a mãe esteja saudável para cuidar do seu bebê.

Durante o aleitamento, deve-se aumentar a ingestão de frutas, legumes, peixes e leite, além de beber pelo menos 2 litros de água por dia. Veja como deve ser a alimentação da mãe durante a amamentação.

Dormir bem

Dormir bem é importante para manter a mente e o corpo saudáveis, preparando a mãe para um novo dia ao lado do bebê no hospital. Uma boa noite de sono alivia o estresse e ajuda a passar calma e tranquilidade para o bebê.

Pesquisar sobre a saúde do bebê

Pesquisar sobre a saúde do bebê ajuda a entender o processo de tratamento e quais são os cuidados que ele precisa para se recuperar mais rápido.

Uma boa dica é pedir indicações dos médicos e enfermeiros sobre livros e sites confiáveis para buscar informações sobre bebês prematuros e o período de internamento.

Tirar todas as dúvidas

É muito importante conversar com a equipe médica para tirar todas as dúvidas sobre a saúde e os cuidados com o bebê, tanto durante o período de internamento quanto após a alta hospitalar. A lista a seguir traz exemplos de perguntas que podem ser feitas para entender melhor o processo que o bebê está passando.

Exemplos de perguntas para fazer à equipe de saúdeExemplos de perguntas para fazer à equipe de saúde

Veja dicas para cuidar do bebê prematuro em casa para garantir que ele cresça saudável.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...