Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rinite crônica tem cura?

A rinite crônica não tem cura, mas existem diversos tratamentos que ajudam a controlar os sintomas mais comuns, como espirros frequentes, obstrução nasal, voz anasalada, coceira no nariz, respiração pela boca e roncos durante a noite.

A rinite é considerada crônica quando a obstrução nasal persiste de forma contínua associada aos outros sintomas, por pelo menos três meses. Deve-se tentar evitar ao máximo o contato com os agentes causadores da doença e procurar um médico alergologista ou otorrinolaringologista de forma a fazer o melhor tratamento, o mais rápido possível.

Após a realização de alguns exames, as causas da rinite são identificadas, podendo ser estabelecidas algumas medidas de prevenção através do uso de medicamentos e vacinas adequadas, que vão suavizar as crises, controlando melhor a doença. Com o passar do tempo, a pessoa começa a aprender a identificar os sintomas, tomar as medidas necessárias de forma precoce, evitando as crises, tendo, consequentemente, mais qualidade de vida.

Rinite crônica tem cura?

O que piora a rinite crônica

Existem alguns fatores que podem piorar os sintomas de rinite crônica e que devem ser evitados, como por exemplo:

  • Ter em casa carpetes, cortinas e pelúcias, pois acumulam ácaros e poeiras;
  • Usar as mesmas fronhas e lençóis por mais de uma semana;
  • Álcool, porque aumenta a produção de muco, aumentando a congestão nasal;
  • Cigarro e poluição.

Além disso, alguns alimentos como o leite e derivados, pêssego, avelã, pimenta, melancia e tomate podem piorar os sintomas da rinite, porque têm maior probabilidade de desencadear reações alérgicas em relação a outros alimentos.

Existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas, como chá de eucalipto e hortelã ou vinagre de maçã. Veja como preparar estes remédios caseiros.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...