Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados

Atualizado em abril 2024

Os remédios para pressão alta, chamados de anti-hipertensivos, são indicados para baixar a pressão e mantê-la controlada, pois a pressão alta pode causar complicações como infarto, insuficiência cardíaca, angina, problemas renais ou derrame cerebral, por exemplo. 

Existe uma variedade de medicamentos que podem ser usados para tratar a pressão alta, como diuréticos, bloqueadores adrenérgicos ou vasodilatadores, por exemplo, que devem ser indicados pelo cardiologista de forma individualizada de acordo com a gravidade da doença ou dos riscos de complicações. Em alguns casos, esses remédios podem ser utilizados em combinação. 

Leia também: Pressão arterial: o que é, como medir e tabela por idade tuasaude.com/pressao-arterial

Os remédios para pressão alta devem sempre ser indicados pelo cardiologista e deve-se fazer acompanhamento médico com frequência para verificar se o tratamento está reduzindo a pressão arterial. Além disso, o médico também deve indicar a diminuição do consumo de sal e a prática de exercícios físicos, como caminhada, por exemplo, pelo menos 3 vezes por semana para ajudar a diminuir a pressão arterial.

Imagem ilustrativa número 1

10 remédios para pressão alta

Os principais remédios para pressão alta que o cardiologista pode recomendar são:

1. Furosemida

A furosemida, assim como a bumetanida, é um diurético de alça, indicado para o tratamento da pressão alta leve a moderada ou crises hipertensivas.

Esse remédio age em uma parte específica dos rins, chamada alça de Henle, aumentando a eliminação de sódio, água e cloro pelos rins, além de causar dilatação de vasos sanguíneos, o que ajuda a baixar a pressão alta.

A furosemida tem um efeito diurético potente, com início de ação rápido e de curta duração, podendo ser fornecida gratuitamente pelo SUS, ou comprada em farmácias ou drogarias como genérico ou com o nome Lasix. Saiba como usar a furosemida corretamente.  

2. Hidroclorotiazida

A hidroclorotiazida é outro diurético que pode ser indicado pelo médico, pois age aumentando a eliminação de sal pela urina, pois quando o sal é eliminado, leva junto a água, diminuindo a quantidade de líquido nas veias e artérias.

Esse remédio pertence à classe dos diuréticos tiazídicos, sendo fornecido gratuitamente pelo SUS ou pode ser comprado em farmácias ou drogarias com os nomes Clorana, Clorus ou Diurix. 

Outros diuréticos tiazídicos que podem ser indicados pelo médico são a clortalidona e indapamida.

3. Espironolactona

A espironolactona é um diurético poupador de potássio que aumenta a eliminação de sódio e água pelos rins, porém evitam que o potássio seja eliminado, podendo ser indicado para pessoas que tem um risco aumentado de ter baixo potássio no sangue.

A espironolactona pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com os nomes Aldactone ou Diacqua, sendo também fornecido pelo SUS. Veja como tomar a espironolactona corretamente.

Outros diuréticos poupadores de potássio que têm ação semelhante são a amilorida ou o triantereno, por exemplo.

Em alguns casos, esses diuréticos podem ser utilizados junto com outros remédios para pressão alta, dependendo da avaliação e da indicação do médico.

4. Clonidina

A clonidina é um remédio alfa-agonista de ação central age diretamente no cérebro nas áreas que controlam a pressão arterial e, assim, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos permitindo com que o sangue circule com mais facilidade, o que reduz a pressão alta. 

Outros remédios dessa classe de anti-hipertensivos são metildopa, guanabenzo, moxonidina e rilmenidina, por exemplo.

5. Propranolol

O propranolol é um beta-bloqueador adrenérgico indicado para o tratamento da pressão alta, geralmente para pessoas jovens ou que tiveram ataque cardíaco, pois ajudam o coração a bater mais devagar e com menos força, o que diminui a pressão arterial. 

Além disso, esse remédio também ajuda a abrir as veias e artérias para melhorar o fluxo sanguíneo.

Outros betabloqueadores que podem ser indicados pelo médico são atenolol, carvedilol, metoprolol e nebivolol, por exemplo.

6. Doxazosina

A doxazosina é um alfa-bloqueador, assim como a prazosina e terazosina, que ajuda a diminuir a pressão arterial porque impede o hormônio norepinefrina aperte os músculos das paredes das artérias e veias.

Isso faz com que os vasos sanguíneos relaxem, melhorando o fluxo de sangue no corpo e reduzindo a pressão arterial. 

A doxazosina é oferecida pelo SUS de forma gratuita ou pode ser comprada em farmácias com os nomes Doxuran, Duomo ou Doxaprost, por exemplo.

7. Hidralazina

A hidralazina, assim como o minoxidil, é um vasodilatador direto que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, evitando que se contraiam, o que faz com que o sangue circule de forma mais fácil pelos vasos e o coração não precise fazer muita força para bombear o sangue para o corpo, e por isso, ajudam a diminuir a pressão arterial. 

A hidralazina também é oferecida gratuitamente pelo SUS.

8. Anlodipino

O anlodipino é um bloqueador dos canais de cálcio que reduz a pressão arterial, porque impede que o cálcio entre nas células do coração e das artérias.

Desta forma, permite que os vasos sanguíneos relaxem e se abram, o que melhora o fluxo sanguíneo no corpo e reduz o esforço do coração para bombear o sangue.

Outros bloqueadores dos canais de cálcio que podem ser indicados pelo médico são nifedipino, felodipino, nitrendipino, manidipino, lercanidipino, levanlodipino, lacidipino, isradipino, nisoldipino e nimodipino.

Além disso, alguns bloqueadores dos canais de cálcio, como verapamil e diltiazem, têm o benefício adicional de diminuir a frequência cardíaca, o que pode reduzir ainda mais a pressão arterial, aliviar a dor no peito e controlar o batimento cardíaco irregular.

9. Enalapril

O enalapril é um inibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA) que impede que seja produzida angiotensina, um hormônio que causa estreitamento dos vasos sanguíneos e aumenta a pressão sanguínea, forçando o coração a trabalhar mais. 

Ao impedir a produção desse hormônio, esse remédio ajuda a relaxar as veias e artérias e reduzir a pressão arterial, porém tem o efeito colateral de causar tosse seca.

Outros inibidores da enzima conversora da angiotensina são captopril, ramipril e lisinopril, que podem causar tosse seca como efeito colateral. 

10. Losartana

A losartana é um antagonista do receptor da angiotensina que reduz a pressão arterial por impedir os efeitos do hormônio angiotensina, porém sem causar tosse seca.

Além da losartana outros antagonistas do receptor da angiotensina são valsartana, candesartana e telmisartana.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais dos remédios para pressão alta incluem tonturas, retenção de líquidos, alterações na frequência cardíaca, dor de cabeça, vômitos, náuseas, sudorese ou impotência. Ao notar qualquer um destes efeitos, deve-se comunicar ao cardiologista para que possa ser avaliada a possibilidade de diminuir a dose do medicamento ou até mesmo trocá-lo por outro.

Os remédios para pressão alta não engordam, porém alguns podem provocar inchaço, e nestes casos, o cardiologista poderá indicar também o uso de diuréticos.

Quando parar de tomar anti-hipertensivo

O uso de remédios para controlar a pressão alta na maioria dos casos é mantido por toda a vida, porque a hipertensão é uma doença crônica, e o tratamento é importante para reduzir o risco de complicações como infarto, derrame cerebral, aneurisma ou insuficiência renal, por exemplo.

Esses medicamentos devem ser tomados de acordo com a indicação do cardiologista, que também deve orientar a pessoa a fazer um diário anotando a pressão arterial medida em casa. Saiba como medir a pressão arterial em casa.

Opções de remédios caseiros para pressão alta

Um ótimo remédio caseiro para pressão alta é o suco de laranja, pois a laranja é rica em potássio que ajuda a reduzir a pressão arterial, além de possuir antioxidantes que ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis e prevenir doenças como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral, por exemplo.

No entanto, deve-se evitar o suco de toranja ou grapefruit durante o tratamento com os anti-hipertensivos, pois essa fruta pode diminuir a atividade da enzima responsável por metabolizar esses medicamentos, podendo causar aumento dos efeitos colaterais ou intoxicação.

Outra boa opção de remédio natural para pressão alta é o suco de limão com alho. Para o fazer, basta retirar todo o suco de 3 limões, triturar 2 dentes de alho, colocar o suco, os dentes de alho e 1 copo de água no liquidificador, bater bem, adoçar a gosto e beber durante o dia, no intervalo das refeições. Confira outras opções de remédios caseiros para pressão alta.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas para ajudar a controlar a pressão alta:

Remédios para pressão alta na gravidez

Os remédios para pressão alta na gravidez, que podem ser prescritos pelo cardiologista, são o metildopa ou a hidralazina, por exemplo.

No caso de mulheres que já tinham pressão alta antes de engravidar, o cardiologista deverá trocar a medicação utilizada previamente, por medicações liberadas para uso na gestação, que não trazem problemas para o bebê.

Vídeos relacionados