Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para dor de Garganta

Os remédios para dor de garganta só devem ser usados se recomendados pelo médico, já que são várias as causas que podem estar na sua origem e, em alguns casos, determinados medicamentos podem mascarar um problema maior.

Alguns exemplos de medicamentos que são recomendados pelo médico para aliviar a dor e/ou inflamação, são os analgésicos e/ou anti-inflamatórios, como o paracetamol ou o ibuprofeno. Porém, em alguns casos, como perante uma infecção ou uma alergia, estes medicamentos apenas aliviam os sintomas, e podem não resolver o problema, sendo necessário tratar a causa para solucionar a dor de forma eficaz. Saiba o que pode ser a dor de garganta e o que fazer.

Remédios para dor de Garganta

Alguns dos remédios que o médico pode receitar para dor e inflamação da garganta são:

1. Analgésicos

Medicamentos com ação analgésica, como o paracetamol ou a dipirona, são muitas vezes receitados pelo médico para aliviar a dor. Geralmente, o médico recomenda uma administração a cada 6 ou 8 horas no máximo, cuja dose depende da idade e do peso da pessoa. Saiba quais as doses recomendadas de paracetamol e de dipirona.

2. Anti-inflamatórios

Além da ação analgésica, os anti-inflamatórios também ajudam a reduzir o inchaço, que é uma característica muito comum nas dores de garganta. Alguns exemplos de remédios com esta ação, são o ibuprofeno, o diclofenaco ou a nimesulida, que só devem ser usados se recomendados pelo médico e de preferência, após as refeições, de forma a reduzir os efeitos colaterais a nível gástrico.

Geralmente, aquele que é mais prescrito pelos médicos é o ibuprofeno, que dependendo da dose, pode ser usado a cada 6, 8 ou 12 horas. Veja como usar corretamente o ibuprofeno

3. Antissépticos e analgésicos locais

Existem diferentes tipos de pastilhas que ajudam a aliviar a dor, irritação e inflamação da garganta, por terem na sua composição anestésicos locais, antissépticos e/ou anti-inflamatórios, como a Ciflogex, Strepsils e Neopiridin, por exemplo. Estas pastilhas podem ser usadas isoladamente ou associadas a um analgésico ou anti-inflamatório de ação sistêmica. Saiba como usar e quais as contra-indicações e efeitos colaterais.

Remédios para dor de garganta infantil

Alguns exemplos de remédios para dor de garganta infantil podem ser:

  • Sucos de frutas cítricas, como abacaxi, acerola, morango e maracujá, a temperatura ambiente, para ajudar a manter a garganta hidratada e fortalecer o organismo da criança;
  • Chupar balas de gengibre, pois este é um bom anti-inflamatório natural que pode combater a dor de garanta;
  • Beber bastante água à temperatura ambiente.

Medicamentos como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em gotas ou xarope, também podem ser usadas em crianças, mas só se recomendadas pelo médico e com o cuidado de administrar numa dose adaptada ao peso.

Remédio para dor de garganta na gravidez e amamentação

Os anti-inflamatórios não são aconselhados durante a amamentação porque podem provocar complicações na gravidez e passar para o bebê pelo leite materno, por isso, nestes casos, deve-se consultar o médico antes de tomar qualquer anti-inflamatório para garganta. Geralmente, o remédio mais seguro para tomar durante a gravidez e que ajuda a aliviar a dor de garganta é o paracetamol, porém, também só deve ser usado se recomendado pelo médico.

Além disso, existem opções naturais que podem atenuar a dor de garganta e aliviar a inflamação, como é o caso do chá de limão e gengibre. Para fazer o chá, basta colocar 1 casca de 4 cm de 1 limão e 1 cm de gengibre em 1 xícara de água fervente e esperar cerca de 3 minutos. Depois deste tempo, pode-se adicionar 1 colher de chá de mel, deixar amornar e beber até 3 xícaras do chá por dia.

Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros que podem aliviar a dor de garganta incluem:

  • Fazer gargarejo de água morna com limão e uma pitada de sal, colocando em um copo água morna o suco de 1 limão e uma pitada de sal, gargarejando por 2 minutos, 2 vezes ao dia;
  • Fazer gargarejo com chá de cascas de romã, fervendo 6 g de cascas de romã com 150 mL de água;
  • Tomar um suco de acerola ou de laranja diariamente, pois estes são frutos ricos em vitamina C;
  • Aplicar 3 a 4 vezes por dia um spray de mel com própolis, que pode ser comprado na farmácia;
  • Tomar 1 colher de mel com 5 gotas de extrato de própolis por dia.

Veja também como preparar um chá de hortelã ou gengibre, conforme indicado no vídeo seguinte:

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem