Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para rinite vasomotora

A rinite vasomotora, também conhecida por rinite idiopática, acontece quando os vasos sanguíneos localizados no interior do nariz dilatam ou se expandem, causando inflamação, congestão e secreção nasal.

Geralmente, o tratamento consiste na utilização de soluções salinas, descongestionantes e/ou corticoides de aplicação nasal, que aliviam os sintomas da rinite e estão disponíveis em farmácias. Saiba quais as causas e sintomas mais comuns da rinite vasomotora.

Tratamento para rinite vasomotora

1. Soluções salinas

Uma boa forma de aliviar os sintomas de rinite é através da lavagem das fossas nasais com soluções salinas, que podem ser preparadas em casa ou compradas em farmácias. Alguns exemplos de soluções salinas que podem ser usadas são a Nasoclean ou a Maresis, por exemplo.

Saiba também como preparar uma solução nasal caseiro.

2. Descongestionantes nasais

Os descongestionantes nasais existem em comprimido, como é o caso da pseudoefedrina (Allegra), exercendo uma ação sistêmica, ou em formulações tópicas, como a oximetazolina (Afrin, Aturgyl) e a fenilefrina (Decongex), disponível em gotas ou em spray. Estes medicamentos atuam causando a vasoconstrição e, consequentemente, a diminuição do volume sanguíneo e da mucosa nasal, reduzindo o fluxo de entrada de fluidos no nariz.

3. Corticoides tópicos

Os corticoides em spray têm uma elevada eficácia na redução dos sintomas da rinite e têm a vantagem de não causarem os mesmos efeitos secundários comparativamente aos corticoides orais.

Alguns dos medicamentos que podem ser usados no tratamento da rinite alérgica são a beclometasona (Beclosol Clenil), budesonida (Budecort, Busonid), propionato ou furoato de fluticasona (Flixonase) ou furoato de mometasona (Nasonex), por exemplo

Saiba também como é feito o tratamento para a rinite alérgica.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem