Remédios para oxiúrus

Os remédios para oxiúrus, como o albendazol ou a nitazoxanida, têm propriedades vermífugas que permitem a eliminação do oxiúrus, aliviando os sintomas como coceira intensa no ânus, principalmente à noite, desconforto ou vermelhidão na região anal, por exemplo.

Esses remédios devem ser usados com indicação do médico, que irá receitar o melhor remédio, tendo em conta a idade e as contraindicações, pois não devem ser usados por crianças com menos de 2 anos ou por mulheres grávidas ou em amamentação.

Para que o tratamento seja adequado e de forma a evitar uma reinfecção, estes remédios devem ser tomados exatamente conforme a recomendação médica. Além disso, alguns cuidados são importantes durante o tratamento como lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar, e lavar as roupas em água fervente, por exemplo, para evitar a contaminação de outras pessoas.

Remédios para oxiúrus

Alguns remédios que normalmente são indicados pelo médico para combater a infecção por oxiúrus são:

  • Albendazol comprimido ou suspensão oral (Zentel);
  • Nitazoxanida (Annita);
  • Mebendazol (Pantelmin);
  • Pamoato de pirvínio (Pyr-pam).

Além disso, o médico pode também recomendar a aplicação de uma pomada no ânus, para combater a coceira anal. Quando um membro da família se encontra infectado com o oxiúrus, é importante que todos os membros da família tomem o remédio, pois também podem estar contaminados.

Por que o remédio parece não fazer efeito?

Por vezes, pode parecer que o remédio contra oxiúrus não faz efeito porque os sintomas voltam a manifestar-se, mas isso só acontece porque:

  • O remédio não foi tomado corretamente, até o fim do tratamento indicado pelo médico;
  • Em caso de automedicação, porque nem todo remédio para vermes combate o oxiúrus;
  • Os ovos desse verme, que são invisíveis, podem ter sido ingeridos acidentalmente após o uso do medicamento, devido à contaminação através de roupas ou alimentos, provocando nova infestação;
  • Contato próximo com outras pessoas infestadas, como ocorre na creche ou na escola, por exemplo;
  • Somente a pessoa que apresentava sintomas foi tratada e o restante da família não tomou nenhum medicamento.

Para garantir a reinfestação com o oxiúrus e que todo o ambiente fique livre do verme e de seus ovos, é preciso seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo médico, sendo muito importante lavar as roupas de cama e as toalhas com água quente e passar o ferro em alta temperatura logo que a roupa secar.

Também é recomendado desinfectar todas as superfícies da casa usando produtos de limpeza e cloro para garantir que camas, armários, cabeceiras, brinquedos, cozinha, geladeira e o chão ficam devidamente limpos e livres dos ovos do Enterobius vermicularis. Entenda como deve ser feito o tratamento para oxiúrus

Remédio caseiro para oxiúrus

O consumo do alho em sua forma natural é uma boa forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que possui propriedades antiparasitárias, ajudando a combater a infecção e os sintomas da doença.

Além disso, outra opção de remédio caseiro para oxiúrus é o leite aromatizado com folhas de hortelã-pimenta porque possui ação vermífuga natural que ajuda a matar e eliminar vermes intestinais. Veja como preparar os remédios caseiros para oxiúrus

É importante ressaltar que os remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo médico.

Como reconhecer o oxiúrus

O oxiúrus ou Enterobius vermicularis, como é conhecido cientificamente, é um verme fino, semelhante a um alfinete ou fio de algodão, que mede de 0,5 a 1 cm de comprimento. Esse verme  prefere habitar a parte final do intestino, na região peri anal, provocando intensa coceira nesta região.

O diagnóstico para o oxiúrus é simples e consiste na observação dos sintomas e em um exame laboratorial, conhecido como método de Graham ou método da fita adesiva, em que uma fita adesiva é colada na região anal e, em seguida, colocada em uma lâmina para ser observada pelo microscópio. Ao visualizar a lâmina, o profissional poderá observar a presença de ovos desse parasita que apresentam formato da letra D. Saiba mais sobre como reconhecer o oxiúrus.

Esta informação foi útil?
Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa, Farmacêutica em Dezembro de 2021.

Bibliografia

  • WENDT, S.; et al. The Diagnosis and Treatment of Pinworm Infection. Dtsch Arztebl Int. 116. 13; 213–219, 2019
  • DEPARTAMENTOS CIENTÍFICOS DE GASTROENTEROLOGIA E INFECTOLOGIA (2019-2021) - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Parasitoses intestinais: diagnóstico e tratamento. 2020. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22207d-GPA_-_Parasitoses_intestinais_-_diagnostico_e_tratamento.pdf>. Acesso em 24 Dez 2021
Mais sobre este assunto: