Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para oxiúrus

Os remédios usados contra oxiúrus combatem a verminose, porque impedem a sua reprodução, o que alivia a coceira e o desconforto. No entanto, estes só devem ser usados após indicação do médico, que irá prescrever o medicamento mais indicado para a pessoa, tendo em conta a sua idade e as contraindicações e efeitos colaterais que podem ser causados pelo medicamento.

Para que o tratamento seja adequado e de forma a evitar uma recaída, estes medicamentos devem ser tomados exatamente como o médico recomendou e, além disso, é importante lavar bem as mãos e as roupas diariamente, com água quente para evitar a contaminação de outras pessoas.

Remédios para oxiúrus

Alguns remédios que o médico pode receitar para combater a infestação por oxiúrus podem ser:

  • Albendazol (Zentel);
  • Nitazoxanida (Annita);
  • Mebendazol (Pantelmin);
  • Tiabendazol (Tiadol);
  • Pamoato de pirvínio (Pyr-pam).

Além de usar o remédio indicado, recomenda-se realizar hábitos de higiene, como lavar constantemente as mãos e lavar a roupa com água quente. O médico pode também recomendar a aplicação de uma pomada no ânus, para combater a coceira anal. Quando um membro da família se encontra infectado com o oxiúrus, é importante que todos os membros da família tomem o remédio, pois também podem estar contaminados.

Por que o remédio parece não fazer efeito?

Por vezes, pode parecer que o remédio contra oxiúrus não faz efeito porque os sintomas voltam a manifestar-se, mas isso só acontece porque:

  • O medicamento não foi tomado corretamente, até o fim do tratamento indicado pelo médico;
  • Em caso de automedicação, porque nem todo remédio para vermes combate o oxiúrus;
  • Os ovos desse verme, que são invisíveis, podem ter sido ingeridos acidentalmente após o uso do medicamento, devido à contaminação através de roupas ou alimentos, provocando nova infestação;
  • Contato próximo com outras pessoas infestadas, como ocorre na creche ou na escola, por exemplo;
  • Somente a pessoa que apresentava sintomas foi tratada e o restante da família não tomou nenhum medicamento.

Para garantir que a pessoa fica curada e que todo o ambiente fica livre do verme e de seus ovos, é preciso seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo médico, sendo muito importante lavar a roupa de todos os habitantes da casa. Além disso, também se devem lavar as roupas de cama e as toalhas na máquina de lavar com água quente e passar o ferro em alta temperatura logo a seguir.

Também é recomendado desinfetar todas as superfícies da casa usando produtos de limpeza e cloro para garantir que camas, armários, cabeceiras, brinquedos, cozinha, geladeira e o chão ficam devidamente limpos e livres dos ovos do Enterobius vermicularis. Entenda como deve ser feito o tratamento para oxiúrus.

Remédios para oxiúrus

Remédio caseiro contra Oxiúrus

O consumo do alho em sua forma natural é uma boa forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que possui propriedade antiparasitárias, ajudando a combater a infecção e os sintomas da doença.

Assim, é recomendado que seja tomada água de alho 3 vezes ao dia por pelo menos 20 dias. Para preparar a água, deve-se descascar 3 dentes de alho e deixar de molho na água durante toda a noite ou ferver, como se fosse fazer um chá. Esta água pode causar algum desconforto estomacal, principalmente em pessoas que sofrem com gastrite.

Tomar uma cápsula de alho por dia também é uma forma de aproveitar as propriedades antimicrobianas do alho, sendo esta uma forma mais prática para quem não aprecia o sabor da água de alho, por exemplo. Conheça outras opções de remédios caseiros para oxiúrus.

Como reconhecer o Oxiúrus

Oxiúrus ou Enterobius vermicularis, como é conhecido cientificamente, é um verme fino, semelhante a um alfinete ou fio de algodão, que mede de 0,5 a 1 cm de comprimento. Ele prefere habitar a parte final do intestino, na região peri anal, provocando intensa coceira nesta região.

O seu diagnóstico é simples e consiste na observação dos sintomas e em um exame diagnóstico, conhecido como método de Graham ou método da fita adesiva, em que uma fita adesiva é colada na região anal e, em seguida, em uma lâmina para ser observada pelo microscópio. Ao visualizar a lâmina, o profissional poderá observar a presença de ovos desse parasita que apresentam formato da letra D. Saiba mais sobre como reconhecer o oxiúrus.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem