Os remédios para oxiúrus, como o albendazol ou a nitazoxanida, têm propriedades vermífugas que permitem a eliminação do oxiúrus, aliviando os sintomas como coceira intensa no ânus, principalmente à noite, desconforto ou vermelhidão na região anal, por exemplo.
Esses remédios devem ser usados com indicação do médico, que irá receitar o melhor remédio, tendo em conta a idade e as contraindicações, pois não devem ser usados por crianças com menos de 2 anos ou por mulheres grávidas ou em amamentação.
Para que o tratamento seja adequado e de forma a evitar uma reinfecção, estes remédios devem ser tomados exatamente conforme a recomendação médica. Além disso, alguns cuidados são importantes durante o tratamento como lavar frequentemente as mãos, principalmente antes de cozinhar e após defecar, e lavar as roupas em água fervente, por exemplo, para evitar a contaminação de outras pessoas.

Alguns remédios que normalmente são indicados pelo médico para combater a infecção por oxiúrus são:
- Albendazol comprimido ou suspensão oral (Zentel);
- Nitazoxanida (Annita);
- Mebendazol (Pantelmin);
- Pamoato de pirvínio (Pyr-pam).
Além disso, o médico pode também recomendar a aplicação de uma pomada no ânus, para combater a coceira anal. Quando um membro da família se encontra infectado com o oxiúrus, é importante que todos os membros da família tomem o remédio, pois também podem estar contaminados.
Por que o remédio parece não fazer efeito?
Por vezes, pode parecer que o remédio contra oxiúrus não faz efeito porque os sintomas voltam a manifestar-se, mas isso só acontece porque:
- O remédio não foi tomado corretamente, até o fim do tratamento indicado pelo médico;
- Em caso de automedicação, porque nem todo remédio para vermes combate o oxiúrus;
- Os ovos desse verme, que são invisíveis, podem ter sido ingeridos acidentalmente após o uso do medicamento, devido à contaminação através de roupas ou alimentos, provocando nova infestação;
- Contato próximo com outras pessoas infestadas, como ocorre na creche ou na escola, por exemplo;
- Somente a pessoa que apresentava sintomas foi tratada e o restante da família não tomou nenhum medicamento.
Para garantir a reinfestação com o oxiúrus e que todo o ambiente fique livre do verme e de seus ovos, é preciso seguir rigorosamente o tratamento indicado pelo médico, sendo muito importante lavar as roupas de cama e as toalhas com água quente e passar o ferro em alta temperatura logo que a roupa secar.
Também é recomendado desinfectar todas as superfícies da casa usando produtos de limpeza e cloro para garantir que camas, armários, cabeceiras, brinquedos, cozinha, geladeira e o chão ficam devidamente limpos e livres dos ovos do Enterobius vermicularis. Entenda como deve ser feito o tratamento para oxiúrus.
Remédio caseiro para oxiúrus
O consumo do alho em sua forma natural é uma boa forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que possui propriedades antiparasitárias, ajudando a combater a infecção e os sintomas da doença.
Além disso, outra opção de remédio caseiro para oxiúrus é o leite aromatizado com folhas de hortelã-pimenta porque possui ação vermífuga natural que ajuda a matar e eliminar vermes intestinais. Veja como preparar os remédios caseiros para oxiúrus.
É importante ressaltar que os remédios caseiros não substituem o tratamento indicado pelo médico.
Como reconhecer o oxiúrus
O oxiúrus ou Enterobius vermicularis, como é conhecido cientificamente, é um verme fino, semelhante a um alfinete ou fio de algodão, que mede de 0,5 a 1 cm de comprimento. Esse verme prefere habitar a parte final do intestino, na região peri anal, provocando intensa coceira nesta região.
O diagnóstico para o oxiúrus é simples e consiste na observação dos sintomas e em um exame laboratorial, conhecido como método de Graham ou método da fita adesiva, em que uma fita adesiva é colada na região anal e, em seguida, colocada em uma lâmina para ser observada pelo microscópio. Ao visualizar a lâmina, o profissional poderá observar a presença de ovos desse parasita que apresentam formato da letra D. Saiba mais sobre como reconhecer o oxiúrus.