5 remédios caseiros para tosse alérgica

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

Algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas como remédio caseiro para tosse alérgica são a urtiga, a rorela, também conhecida como drósera, e a tanchagem. Estas plantas possuem propriedades que diminuem a coceira na garganta e reduzem os efeitos da alergia no sistema respiratório.

A tosse alérgica é irritativa e pode causar dor de garganta quando a pessoa apresenta este sintoma por muitos dias. Tomar um gole de água e chupar balas de gengibre ou de hortelã, por exemplo, pode ajudar a manter a garganta devidamente hidratada, diminuindo a frequência da tosse. No entanto, se a tosse não passar ou se estiver acompanhada de febre e falta de ar é preciso procurar um clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. Veja mais o que causa e como tratar a tosse alérgica.

Além disso, a tosse alérgica sem outro sintoma associado pode ser aliviada com uso de xarope que se compra na farmácia. Confira uma lista dos principais remédios para tosse alérgica.

Imagem ilustrativa número 1

Os principais remédios caseiros para tosse alérgica ou irritativa são:

1. Chá de tomilho

O chá de tomilho é rico em carvacrol e γ-terpineno que são substâncias com ação anti-inflamatória, expectorante e antitussígena, que ajudam a eliminar o excesso de catarro das vias respiratórias e combater a tosse alérgica e irritativa causada por bronquite ou irritações da garganta.

Além disso, esse chá tem propriedades antiespasmódicas, os espasmos das vias respiratórias, aliviando a tosse.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de folhas picadas de tomilho seco;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água e adicioná-la na xícara contendo as folhas de tomilho. Tapar e deixar descansar por 10 minutos, coar e beber morno até 3 vezes por dia. 

O chá de tomilho não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com insuficiência cardíaca, enterocolite ou no período pós-cirúrgico, pois ele pode retardar a coagulação do sangue.

Além disso, deve ser utilizado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, endometriose, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.

2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é rico em mentol, um óleo essencial que ajuda a melhorar os sintomas de coriza, nariz entupido, dor de cabeça e tosse, comuns na rinite alérgica.

Além disso, este chá tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias, aliviando a tosse alérgica. 

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas de hortelã e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel se desejar e tomar 3 a 4 xícaras por dia. 

O chá de hortelã não deve ser usado por crianças com menos de 5 anos de idade, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham asma, refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins, pedra na vesícula e inflamação da vesícula biliar.

3. Chá de urtiga

Um bom remédio caseiro para a tosse alérgica pode ser o chá de urtiga. A urtiga é uma planta medicinal muito utilizada como desintoxicante, oferecendo também resultado natural e calmante contra alergias. 

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folhas de urtiga;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a água com as folhas de urtiga numa panela e deixar ferver por 5 minutos. Em seguida, deixar esfriar e coar a mistura. Pode ser adicionada uma colher de mel para adocicar o chá. Beber 2 xícaras por dia. 

O chá de urtiga não deve ser tomado por gestantes, pelo risco de causar problemas no bebê, e não é indicado para pessoas que possuem insuficiência renal ou problemas cardíacos, pois pode piorar os sintomas destas condições.

4. Chá de rorela

Um excelente remédio caseiro para tosse alérgica é o chá de rorela, pois esta planta medicinal é utilizada há muitos anos no tratamento de problemas pulmonares, como a tosse. Ela possui uma substância, chamada de plumbagina, que é calmante em vários tipos de tosse.

Ingredientes

  • 2 g de rorela seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Para preparar este chá é preciso juntar a rorela na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber até 3 xícaras da mistura por dia. Conheça outros remédios caseiros para tosse seca.

5. Chá de tanchagem

Um ótimo remédio caseiro para tosse alérgica é a infusão de tanchagem. Ela é uma planta medicinal que acalma as membranas inflamadas dos pulmões, sendo indicada para crises de asma, bronquite e diferentes tipos de tosse. Conheça outros benefícios da tanchagem.

Ingredientes

  • 1 sachê de folhas de tanchagem;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar o sachê de tanchagem em uma xícara com água fervente. Deixar repousar por 5 minutos e beber 1 a 3 xícaras da mistura por dia, entre as refeições.

Veja as causas da tosse e como preparar xaropes e sucos contra tosse no vídeo a seguir:

youtube image - Remédios Caseiros para a Tosse

Vídeos relacionados