Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios caseiros aliviar os sintomas do Sarampo

Para controlar os sintomas do sarampo no bebê pode-se recorrer a estratégias caseiras como umidificar o ar para facilitar a respiração, e usar toalhinhas molhadas para baixar a febre. Mas no caso das crianças maiores, adolescentes e adultos, a ingestão de chás ou tinturas podem ser excelentes opções. Veja como é feito o tratamento para o sarampo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que geralmente afeta bebês que não foram vacinados contra o sarampo e que tenham sido expostos aos vírus de uma pessoa infectada com esta doença. Saiba tudo sobre o sarampo.

Sarampo no bebê

Remédios caseiros aliviar os sintomas do Sarampo

O tratamento caseiro para o bebê tem como objetivo aliviar os sintomas, diminuindo a febre e melhorando a respiração, podendo ser feito da seguinte forma:

  • Para facilitar a respiração: Dar ao bebê 1 copo de água com o suco de ½ limão diluído, para evitar a desidratação e fluidificar as secreções, facilitando, assim, a respiração, mas apenas se o bebê tiver mais de 8 meses. Outra opção é colocar um balde com água morna e algumas gotinhas de óleo essencial de eucalipto dentro do cômodo, para manter as vias aéreas mais livres, facilitando a passagem do ar. Confira outras opções para desentupir o nariz do bebê.
  • Para baixar a febre: Colocar na testa, axilas e região genital do bebê compressas de água fria para ajudar a diminuir a temperatura corporal. As compressas podem ser feitas sempre que a febre estiver voltando, abaixo de 38ºC, no entanto não substitui o remédio para febre indicado pelo pediatra.

O tratamento caseiro é uma ótima opção para aliviar, controlar os sintomas e diminuir o desconforto do bebê, no entanto não dispensa a ida ao pediatra para que possa ser recomendado o tratamento mais adequado. Saiba como identificar o sarampo no bebê.

Sarampo em adultos

Remédios caseiros aliviar os sintomas do Sarampo

Os remédios caseiros para adultos podem ser usados para aliviar os sintomas e para fortalecer o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater o vírus do sarampo mais rapidamente. No entanto, fazer qualquer um destes remédios caseiros não dispensa a ida ao clínico geral ou infectologista.

1. Chá de equinácea

A equinácea é uma planta medicinal muito utilizada para fortalecer o sistema imune, especialmente durante o inverno, ajudando a evitar o desenvolvimento de gripes e resfriados. Assim, é capaz de fortalecer o corpo contra o vírus do sarampo, acelerando a recuperação e reduzindo os sintomas.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de equinácea;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Junte os ingredientes em uma xícara, tampe e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Depois, coe a mistura e deixe amornar, bebendo 2 a 3 vezes por dia.

2. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma possui excelentes propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam não só a aliviar os sintomas do sarampo, como fortalecem o organismo, ajudando a eliminar o vírus mais rapidamente.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de cúrcuma em pó;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma xícara, mexer bem e deixar repousar por 10 minutos. Depois beber a mistura 2 a 3 vezes por dia.

3. Cataplasma de folhas de oliveira

As folhas de oliveira são um dos mais potentes remédios naturais contra o sarampo, pois têm ação antiviral contra o vírus do sarampo, facilitando a cicatrização da pele e reduzindo todos os outros sintomas.

Ingredientes

  • Folhas de oliveira.

Modo de preparo

Triture as folhas de oliveira até obter uma pasta grossa. Depois, aplique sobre a pele afetada pelo sarampo e deixe atuar por 30 minutos. Por fim, retire com água morna e seque bem. Este cataplasma pode ser aplicado 2 a 3 vezes por semana.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...