7 remédios caseiros para pressão alta

Enfermeiro
Agosto 2021

Um bom remédio caseiro para a pressão alta é tomar o suco de mirtilo diariamente ou consumir a água de alho, por exemplo. Além disso, vários tipos de chás, como o chá de hibisco ou folhas de oliveira, também parecem ter excelentes propriedades anti-hipertensoras que ajudam a controlar a pressão arterial.

Embora estes remédios caseiros sejam úteis para complementar o tratamento da pressão alta, só devem ser tomados com o conhecimento do cardiologista, pois eles não dispensam os medicamentos receitados pelo médico.

As nossa nutricionista indica mais formas naturais de controlar a pressão arterial:

Os chás e suco apresentados a seguir devem ser utilizados com a orientação do médico e podem ser utilizados em conjunto. A maior parte das plantas indicadas pode ainda ser usada na forma de suplemento alimentar, sendo que alguns suplementos já misturam várias destas plantas, como é o exemplo do alho com extrato de folhas de oliveira e de valeriana, por exemplo.

1. Água de alho

A água de alho é uma excelente forma de regular a pressão arterial pois estimula a produção de óxido nítrico, que é um gás com forte ação vasodilatadora, que facilita a circulação do sangue e diminui a pressão sobre o coração.

Além disso, o alho é ainda um ótimo aliado para manter a saúde cardiovascular de qualquer pessoa, pois tem incríveis propriedades antioxidantes e protetoras dos vasos sanguíneos que evitam o surgimento de problemas como a aterosclerose.

Uma boa forma de consumir o alho é usando a água aromatizada ao longo do dia.

Ingredientes

  • 1 dente de alho cru, descascado e amassado;
  • 100 ml de água.

Modo de preparo

Coloque o dente de alho no copo de água e deixe repousar por 6 a 8 horas (enquanto dorme, por exemplo) e tome esta água em jejum, na manhã seguinte, ou prepare um litro de água com alho e vá bebendo ao longo do dia.

Além desta água, o alho pode também ser ingerido ao longo do dia com a comida, por exemplo, sendo de mais fácil ingestão do que na água. Uma boa dica é adicionar alguns dentes de alho no vidro do azeite. Assim, sempre que utilizar o azeite, além de uma gordura boa também se estará utilizando as propriedades do alho.

2. Chá de folhas de oliveira

As folhas de oliveira são um dos melhores remédios naturais para a pressão alta pois através da ação dos seus polifenóis conseguem regular a pressão arterial e baixá-la, sem o risco de causar hipotensão, mesmo que consumidas em excesso.

Além disso, também causam um ligeiro efeito calmante e relaxante que ajudam a controlar os sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade constante, por exemplo.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as folhas de oliveira em uma xícara com a água fervente e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois coe a mistura e deixe amornar. Por fim, beba 3 a 4 xícaras deste chá ao longo do dia.

Além do chá, também existe o extrato de folhas de oliveira à venda em lojas de produtos naturais sob a forma de cápsulas, que podem ser consumidas na dose de 500 mg, 2 vezes ao dia após as refeições.

3. Suco de mirtilo

Além de ser uma excelente fonte de antioxidantes, que combate doenças como o câncer e evita o envelhecimento precoce, o mirtilo também ajuda a diminuir a pressão arterial, especialmente quando consumido diariamente.

Além disso, sua ação parece ser mais notória em pessoas com alto risco cardiovascular, como obesos ou pessoas com síndrome metabólica. Assim, pode ser usado como complemento do tratamento indicado pelo médico.

Ingredientes

  • 1 xícara de mirtilos frescos;
  • ½ copo de água;
  • Suco de ½ limão.

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Este suco deve ser consumido 1 a 2 vezes por dia. 

4. Chá de hibisco

O hibisco é uma planta que tem sido popularmente utilizada para ajudar no processo de emagrecimento. No entanto, esta planta tem outros efeitos importantes, como a redução da pressão arterial. Isso acontece devido à sua composição rica em antocianinas, que são flavonoides que ajudam na regulação da pressão arterial.

No entanto, para se obter o melhor resultado devem-se utilizar os cálices das flores com cores mais escuras. Os cálices são as estruturas que ligam o caule da flor à pétalas. Quanto mais escuras forem as flores de hibisco, maior a quantidade de antocianinas e maior seu efeito contra o aumento da pressão arterial.

Ingredientes

  • 1 a 2 gramas de cálices de hibisco;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Coloque os cálices de hibisco no interior da xícara e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba a mistura 1 a 2 vezes por dia, mantendo pelo menos 8 horas de intervalo entre cada xícara.

Embora ainda não existem estudos que comprovem, é possível que o hibisco seja tóxico acima de doses diária de 6 gramas. Assim, é aconselhado que não se aumente a dose indicada.

O chá de hibisco pode ter um sabor bastante amargo, por isso, caso seja necessário pode-se adicionar uma pequena colher de stevia ou mel, para adoçar.

5. Chá de mangaba

Um outro bom remédio caseiro para pressão alta é comer uma fruta chamada mangaba ou tomar o chá da casca da mangaba porque possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a baixar a pressão.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de casca de mangaba
  • 500 ml de água fervente

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar ferver alguns minutos. Tapar a panela e deixar esfriar e coar a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras deste chá por dia.

6. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha é um excelente diurético natural que aumenta a produção de urina e eliminação do excesso de líquidos no corpo. Assim, pode ser um ótimo aliado para baixar a pressão arterial em pessoas que fazem muita retenção de líquidos, já que o excesso de água no corpo causa mais estresse sobre o coração, piorando os casos de hipertensão.

No entanto, este chá só deve ser usado pontualmente quando está difícil controlar a pressão com outros método e existe muita retenção de líquidos. Assim, este chá não deve ser consumido por mais de 1 semana seguida, já que também provoca a eliminação de minerais importantes através da urina.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque as folhas de cavalinha na água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe a mistura e beba morno. Este chá pode ser consumido 2 a 3 vezes por dia.

7. Chá de valeriana

As raízes de valeriana têm excelentes propriedades calmantes e relaxantes musculares que ajudam a melhorar a circulação sanguínea. Além disso, por ser muito calmante e atuar diretamente no neurotransmissor GABA, a valeriana pode ser usada especialmente por quem tem crises de ansiedade frequentes, que levam ao aumento da pressão arterial.

Ingredientes

  • 5 gramas de raiz de valeriana;
  • 1 xícara com água fervente.

Modo de preparo

Coloque a raiz de valeriana na xícara com água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe e beba 2 a 3 vezes por dia. Em algumas pessoas este chá pode causar sonolência durante o dia, devendo, nesses casos, ser usado apenas antes de dormir, por exemplo.

Esta informação foi útil?   

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Fechar
Obrigado pela sua mensagem.
Informação do autor:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Bibliografia

  • BASU A et al. Berries: emerging impact on cardiovascular health. Nutrition Reviews. 3. 68; 168-177, 2011
  • EXAMINE.COM. Blueberry . Acesso em 18 Jun 2019
  • JALALYAZDI Majid, et al. Efect of hibiscus sabdariffa on blood pressure in patients with stage 1 hypertension. Journal of Advanced Pharmaceutical Technology & Research . 10. 3; 107-111, 2019
  • PALLAG, Annamaria; et al. Equisetum arvense L. Extract Induces Antibacterial Activity and Modulates Oxidative Stress, Inflammation, and Apoptosis in Endothelial Vascular Cells Exposed to Hyperosmotic Stress. Oxid Med Cell Longev. 2018. Feb 14; 3060525, 2018
  • Güneş Zeynep; Alloqi Iliriana et al. Evaluation of the Effect of Citrus Lemon L. “Enter” on Blood Pressure in Hypertensive Patients . Journal of Pharmacy and Pharmacology. 5. 742-745, 2017
  • WRIGHT, C. I.; et al. Herbal medicines as diuretics: a review of the scientific evidence. J Ethnopharmacol. 114. 1; 1-31, 2007
  • EXAMINE.COM. Hibiscus sabdariffa. Disponível em: <https://examine.com/supplements/hibiscus-sabdariffa/research/#cardiovascular-health>. Acesso em 11 Fev 2021
  • AL-QUDAH Tamara; ZAHRA Umber et al. Lemon as a source of functional and medicinal ingredient: A review. International Journal of Chemical and Biochemical Sciences. 14. 55-61, 2018
  • COSTA Eronita. Nutrição & Fitoterapia. 2º. Brasil: Vozes Ltda, 2011. 50-52.
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 40-42.
  • MIMICA-DUKIC, Neda; et al. Phenolic Compounds in Field Horsetail (Equisetum arvense L.) as Natural Antioxidants. Molecules. 13. 7; 1455–1464, 2008
  • CARNEIRO, Danilo Maciel Carneiro; et al. Randomized, Double-Blind Clinical Trial to Assess the Acute Diuretic Effect of Equisetum arvense (Field Horsetail) in Healthy Volunteers. Evid Based Complement Alternat Med. 2014. 760683; 1-8, 2014
  • COSTAIN Lyndel. Super Nutrientes. 1º. Brasil: Metha LTDA, 2005. 88.
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 230-240.
O que comer para conseguir baixar a PRESSÃO ALTA 05:17 | 2.458.071 visualizações A nutricionista Tatiana Zanin (CRN-3 15097) explica o que fazer para controlar a hipertensão com uma alimentação rica em alimentos diuréticos.
Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio! 11:32 | 318.866 visualizações
Como tomar CHÁ DE HIBISCO para emagrecer 08:00 | 270.771 visualizações
2.6 milhões