8 chás para desentupir o nariz naturalmente

outubro 2022

Alguns chás, como o chá de gengibre e alho ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a desentupir o nariz naturalmente, pois possuem substâncias com propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a remover o muco e as secreções e a aliviar a inflamação das vias respiratórias.

O nariz entupido, ou congestão nasal, pode ser causado por resfriado, gripe, sinusite ou rinite, que fazem com que os vasos sanguíneos do nariz fiquem inchados e inflamados ou que ocorra um aumento da produção de muco e secreções, que entopem o nariz. Veja outras causas do nariz entupido

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os chás são uma boa opção para desentupir o nariz naturalmente, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Algumas opções de chás para desentupir o nariz naturalmente são:

1. Chá de gengibre e alho

O chá de gengibre e alho tem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias devido a substâncias como a alicina, presente no alho, e os compostos fenólicos do gengibre, como o gingerol, chogaol e zingerona. Estas substâncias ajudam a combater a sinusite ou rinite que podem causar nariz entupido e coriza, além de dor de garganta e mal estar geral. 

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre e o mel. Coar e servir a seguir. 

O gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. Durante a gravidez, o gengibre só deve ser usado na quantidade de 1 g por dia e até um máximo de 4 dias.

2. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é rico em mentol, um óleo essencial com propriedade descongestionante natural que ajuda a desentupir o nariz e aliviar a coriza ou sensação de nariz escorrendo.

Além disso, este chá tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias e a irritação dos seios nasais que causam a congestão nasal, especialmente nos casos de sinusite ou rinite alérgica.

Ingredientes

  • 6 folhas picadas de hortelã-pimenta;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Numa xícara adicionar a água sobre as folhas picadas de hortelã e deixar repousar por 5 a 7 minutos. Coar, adoçar com mel se desejar e tomar 3 a 4 xícaras por dia. 

3. Chá verde

O chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes, ajudando a reduzir o estresse oxidativo causado pelos radicais livres nas células, o que melhora a ação do sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções como o resfriado, aliviando o nariz entupido. 

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação médica pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado. 

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada.

4. Chá de alteia 

O chá de alteia é excelente opção natural para o nariz entupido, pois esta planta medicinal da espécie Althaea officinalis, possui propriedades descongestionantes, expectorantes, anti-inflamatórias e emolientes, ajudando a desinflamar os vasos sanguíneos do nariz e a desentupir o nariz.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de alteia na xícara com água fervente e deixar descansar por 10 minutos. Coar e beber em seguida, até 2 xícaras por dia.

O chá de alteia não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, pessoas com diabetes só devem consumir este chá com orientação médica, pois pode aumentar o efeito dos medicamentos antidiabéticos e causar alterações nos níveis de glicemia.

5. Chá de açafrão

O açafrão, também chamado de cúrcuma, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de dor e pressão no rosto, além do mal estar geral causado pela sinusite.

Ingredientes

  • 1 colher rasa (de chá) de açafrão/cúrcuma em pó (200 mg);
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o açafrão/cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de açafrão por dia.

Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia. Saiba como usar a cúrcuma em cápsulas

O açafrão/cúrcuma não deve ser usado por mulheres grávidas, ou pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

6. Chá de endro 

O chá de endro, preparado com a planta medicinal Aneethun graveolens, é um ótimo remédio caseiro para o nariz entupido porque possui propriedades expectorantes, ajudando a retirar o muco e as secreções.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de endro;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar o endro na xícara de água fervente. Deixe repousar por 15 minutos, coar e tomar a seguir.

O chá de endro não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

7. Chá de tomilho 

Um excelente tratamento natural para aliviar o nariz entupido é tomar chá de tomilho, pois é rico em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas, como timol, carvacrol, cimeno e linalol, com ação expectorante, antibacteriana e antiviral que ajuda a eliminar as secreções nasais, ao mesmo tempo que ajuda a eliminar a infecção que está causando o problema.

Assim, este chá além de desentupir o nariz, melhora os sintomas de gripes, resfriados,  alergias ou sinusite, como o excesso de espirros e a coriza. Os ingredientes utilizados eliminam o excesso de catarro nas fossas nasais, melhorando assim a respiração.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
  • 1 litro de água fervente;
  • 1 colher (de sopa) de mel (opcional).

Modo de preparo

Adicionar o tomilho seco na água fervente e deixar descansar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

O chá de tomilho não deve ser usado por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por pessoas com doenças no fígado ou que usam remédios anticoagulantes como varfarina ou clopidogrel, por exemplo.

8. Chá de urtiga

O chá de urtiga, preparado com a planta medicinal Urtica dioica, permite bloquear os efeitos da histamina no corpo, a substância responsável pela resposta inflamatória nos casos de alergia. Assim, tomar este chá ao longo do dia ajuda a desentupir o nariz, especialmente quando é causado por rinite alérgica.  

Ingredientes

  • 2 colheres (de café) de folhas picadas de urtiga;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo

Ferver a água e juntar as folhas de urtiga, em seguida deixar repousar por 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia.

Outra opção é tomar as cápsulas de urtiga em dose de 300 a 350 mg, 2 a 3 vezes ao dia.

O chá de urtiga não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças cardíacas ou que possuem função renal prejudicada.

Assista o vídeo a seguir com outras formas naturais para desentupir o nariz:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • HASHEMIAN, Farnaz; et al. The effect of thyme honey nasal spray on chronic rhinosinusitis: a double-blind randomized controlled clinical trial. Eur Arch Otorhinolaryngol. 276. 6; 1429-1435, 2014
  • SALEHI, Bahare; et al. Thymol, thyme, and other plant sources: Health and potential uses. Phytotherapy Research. 1–19, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • ROSCHEK JR, Bill; et al. Nettle extract (Urtica dioica) affects key receptors and enzymes associated with allergic rhinitis. Phytother Res. 23. 7; 920-6, 2009
  • MENON, Venugopal P.; SUDHEER, Adluri Ram. Antioxidant and anti-inflammatory properties of curcumin. Adv Exp Med Biol. 595. 105-125, 2007
  • ARREOLA, Rodrigo; et al. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. Journal of Immunology Research. 2015. 401630; 1-13, 2015
  • YOUNG, Haw-Yaw; et al. Analgesic and anti-inflammatory activities of [6]-gingerol. J Ethnopharmacol. 96. 1-2; 207-10, 2005
  • JURENKA, Julie S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research. Altern Med Rev. 14. 2; 141-53, 2009
  • REYGAERT, Wanda C. The antimicrobial possibilities of green tea. Front Microbiol. 5. 434; 1-8, 2014
  • WU, S.; XIAO, D. Effect of curcumin on nasal symptoms and airflow in patients with perennial allergic rhinitis. Ann Allergy Asthma Immunol. 117. 6; 697-702.e1, 2016
  • PATIL, S. M.; et al. A systematic review on ethnopharmacology, phytochemistry and pharmacological aspects of Thymus vulgaris Linn. Heliyon. 7. 5; e07054, 2021
  • QUAN QUAN, Mao; XIAO-YU, Xu; et al. Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe). Foods. 8. 1-21, 2019
  • SEMWAL, Ruchi Badoni; et al. Gingerols and shogaols: Important nutraceutical principles from ginger. Phytochemistry. 117. 554-568, 2015
  • SINGH, R.; et al. Antibacterial and antioxidant activities of Mentha piperita L. Arabian Journal of Chemistry. 8. 3; 322-328, 2015
  • SUN, Zhenliang; et al. Chemical Composition and Anti-Inflammatory, Cytotoxic and Antioxidant Activities of Essential Oil from Leaves of Mentha piperita Grown in China. PLoS One. 9. 12; e114767, 2014
  • ECCLES, R. Menthol: Effects on nasal sensation of airflow and the drive to breathe. Current Allergy and Asthma Reports. 3. 210–214, 2003
  • HERRO, E.; JACOB, S. E. Mentha piperita (Peppermint). Dermatitis. 21. 6; 327–329, 2010
  • SAYIN, I.; et al. Complementary therapies in allergic rhinitis. ISRN Allergy. 2013. 938751, 2013
  • INOUE, T.; et al. Effects of peppermint (Mentha piperita L.) extracts on experimental allergic rhinitis in rats. Biol Pharm Bull. 24. 1; 92-5, 2001
  • BAKHSHAEE, Mehdi; et al. Efficacy of Supportive Therapy of Allergic Rhinitis by Stinging Nettle (Urtica dioica) root extract: a Randomized, Double-Blind, Placebo- Controlled, Clinical Trial. Iran J Pharm Res. 16. 112–118; 2017
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Os poderosos benefícios do CHÁ DE GENGIBRE

    14:54 | 321559 visualizações
  • HORTELÃ: para que serve e como usar

    06:39 | 1256716 visualizações
  • Por que o TOMILHO faz bem? (com receita fácil e especial)

    03:19 | 89008 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1192183 visualizações
  • Remédios Caseiros para Sinusite

    01:35 | 1207136 visualizações