13 remédios caseiros para soltar o intestino preso

Atualizado em março 2024
Evidência científica

Os remédios caseiros, como vitamina de mamão com linhaça, chá de sene e iogurte natural com ameixa seca, são boas soluções naturais para soltar o intestino, porque são ricos em fibras e compostos bioativos que estimulam os movimentos intestinais e ajudam a amolecer as fezes, facilitando a evacuação.

Comer alimentos ricos em fibras em todas as refeições e beber bastante água ao longo do dia, também são ótimas estratégias para estimular a passagem das fezes ao longo do intestino, facilitando a evacuação. Veja o que comer e o que evitar para a prisão de ventre.

O intestino preso é caracterizado pela ausência ou redução da frequência de evacuações, causando inchaço, fezes ressecadas e até perda do apetite. Na presença de dor de barriga intensa ou fezes com sangue, é importante consultar um gastroenterologista ou clinico geral, para que fazer uma avaliação dos sintomas e indicar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 4

Remédios caseiros para soltar o intestino preso

Alguns remédios caseiros indicados para soltar o intestino são:

1. Vitamina de mamão com linhaça

Um ótimo remédio caseiro para soltar o intestino é a vitamina de mamão com linhaça, uma vez que essa bebida é rica em fibras que ajudam a hidratar as fezes e melhorar o funcionamento intestinal.

Ingredientes:

  • 1/2 mamão papaia com sementes;
  • 1 pote de iogurte natural integral;
  • 1 colher (de sopa) semente de linhaça triturada;
  • 1 colher (de sopa) de mel;

Modo de preparo:

Picar o mamão em cubos grandes. Colocar no liquidificador o mamão, o iogurte a linhaça e o mel. Bater até ficar uma mistura homogênea e servir em seguida. Este remédio caseiro pode ser consumido por crianças acima de 1 ano e adultos.

2. Iogurte com ameixa seca

Este remédio caseiro para soltar o intestino com iogurte e ameixa preta ajuda a combater a prisão de ventre, porque a ameixa tem propriedades laxativas, que ajudam a aumenta ro volume das fezes e estimulam os movimentos intestinais.

Ingredientes:

  • 1 iogurte natural integral;
  • 3 ameixas pretas secas.

Modo de preparo:

Com uma faca, cortar as ameixas. Misturar a ameixa com o iogurte natural, e consumir diariamente no café da manhã ou no lanche.

3. Suco de laranja com mamão

O suco de laranja com mamão é um excelente remédio caseiro para soltar o intestino, porque essas frutas são ricas em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.

Ingredientes:

  • 1 laranja;
  • 1/2 mamão papaia cortado em cubos.

Modo de preparo:

Descascar a laranja e cortar em cubos. Num liquidificador, colocar a laranja junto o mamão e bater até ficar uma mistura bem homogênea. Pode-se tomar este suco antes de dormir e ao acordar, por 3 dias.

4. Vitamina de figo e leite de aveia

A vitamina de figo ajuda a aliviar a prisão de ventre, pois essa fruta tem uma boa quantidade de fibras, promovendo assim o bom funcionamento do intestino.

Ingredientes:

  • 500 mL de leite de aveia;
  • 6 figos frescos.

Modo de preparo:

Lavar bem os figos, retirar a parte de cima. Em seguida, cortar os figos ao meio e adicioná-los no liquidificador. Acrescentar o leite de aveia e bata bem até ficar homogêneo.

5. Chá de carqueja

Um bom remédio para a prisão de ventre é o chá de carqueja, feito com a planta medicinal Baccharis trimera, que não só previne a prisão de ventre, mas também ajuda no tratamento da anemia e na proteção do fígado contra toxinas. 

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de folhas de carqueja;
  • 500 mL de água.

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar a carqueja, deixando-a em infusão por 5 minutos. Tapar, deixar esfriar e beber em seguida.

6. Batido de ameixa e aveia

O batido de ameixa e aveia é outra excelente opção de laxante caseiro, pois é rico em fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre.

Ingredientes:

  • 500 mL de leite desnatado frio ou bebida vegetal;
  • 10 ameixas secas;
  • 5 colheres (de sopa) de aveia.

Modo de preparo:

Lavar bem as ameixas e cortar ao meio tirando o caroço. Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir imediatamente. Beber pela manhã de estômago vazio.

7. Chá de ruibarbo

Um bom remédio caseiro para soltar o intestino é o chá de ruibarbo, pois essa planta medicinal contém antraquinona, um composto bioativo com ação laxante que estimula a musculatura intestinal e ajuda o intestino a absorver água.

Ingredientes:

  • 2 colheres (de sopa) de caule de ruibarbo;
  • 750 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar a água e o caule de ruibarbo em uma panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Em seguida, coar e beber. É aconselhado beber somente 1 xícara desse chá por dia, à noite e por no máximo 7 dias.

Cuidados: O chá de ruibarbo não é indicado para mulheres que estejam amamentando ou grávidas. Além disso, esse chá não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, pessoas com obstruções intestinais, apendicite, doenças inflamatórias do intestino, diarreia, desidratação, dor abdominal de origem desconhecida ou desidratação.

8. Suco laxante de frutas

O suco laxante de frutas ajuda a soltar o intestino, pois as frutas como abacaxi, manga e pêssego são ricas em fibras que aumentam o volume e hidratam as fezes, favorecendo a evacuação.

Ingredientes:

  • 2 fatias de abacaxi;
  • 2 fatias de manga;
  • 1 pêssego com casca;
  • 300 ml de água gelada.

Modo de preparo:

Cortar as fatias de abacaxi em cubos e colocar num liquidificador. Lavar, descascar e cortar as fatias de manga, cortar o pêssego em pequenos pedaços e acrescentá-los ao liquidificador. Por fim, adicionar a água bater bem por 2 minutos ou até obter uma bebida bem homogênea. Transferir para um copo e servir em seguida.

9. Suco de uva, pera e linhaça

O suco de uva, pera e linhaça ajuda a combater a prisão de ventre porque aumenta o volume do bolo fecal e funciona como lubrificante, hidratando as fezes e facilitando sua eliminação.

Ingredientes:

  • 1 copo de suco natural, preparado sem retirar as sementes das uvas;
  • 1 pera com casca, cortada em pedaços;
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente.

Esse suco deve ser tomado diariamente em jejum, mas deve ser consumido com menor frequência quando o intestino começar a funcionar, tomando-o em dias alternados ou duas vezes por semana.

Outra opção para preparar o suco é usar sementes de chia ou de girassol no lugar da linhaça.

10. Smoothie de espinafre

O smoothie de espinafre é rico em fibras com ação laxante que estimulam o funcionamento do intestino, sendo, por isso, um bom remédio caseiro para soltar o intestino, diminuindo o desconforto e o inchaço provocado pela prisão de ventre. Já a laranja, o kiwi, a aveia e a chia, são potentes laxantes naturais.

Ingredientes:

  • 8 folhas de espinafres;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 2 kiwis;
  • 2 colheres (de sopa) de farinha de aveia;
  • 1 colher (de sobremesa) de chia hidratada.

Modo de preparo:

Para hidratar a chia, deve-se colocar as sementes em um pouco de água, deixando repousar por 2 horas, até formar um gel.

Lavar as folhas de espinafre e colocá-las num liquidificador. Descascar e cortar a laranja em cubos e acrescentar aos espinafres. Em seguida, cortar os kiwis e colocar junto dos demais ingredientes, no liquidificador. Por último, adicionar a farinha de aveia e bater até obter uma mistura homogênea. Transferir a mistura para um copo, acrescentar a chia hidratada, misturando bem com uma colher, e consumir em seguida.

11. Chá de sene

O chá de sene é um ótimo remédio para soltar o intestino, porque possui propriedades laxantes, purgativas e depurativas, que amolecem as fezes e aceleram os movimentos intestinais, ajudando a eliminar as fezes. Conheça melhor as propriedades do chá de sene.

Ingredientes:

  • 1 a 2 g de folhas de sene;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Colocar as folhas de sene numa panela ou xícara, acrescentar a água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber 1 xícara por dia, sem adoçar e de preferência antes de dormir. Este chá só deve ser usado até melhora dos sintomas de prisão de ventre ou por até 7 dias seguidos.

Cuidados: O chá de sene não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Assim como não é indicado para pessoas com obstrução no intestino, apendicite aguda, diarreia, inflamação no intestino ou estômago, ou doenças inflamatórias intestinais.

12. Suco de cranberry

O suco de cranberry é rico em fibras, o que estimula os movimentos intestinais naturais e aumenta o volume das fezes, facilitando os movimentos dos intestinos, e por isso, ajuda a soltar o intestino e combater a prisão de ventre. Veja outros benefícios do cranberry.

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de cranberries secas ou 1 xícara de cranberries frescas;
  • 600 mL de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

No caso das cranberries secas, colocá-las na água para amolecer por alguns minutos. Colocar os cranberries e a água em um liquidificador e bater por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Transferir a bebida para um copo e beba. Pode-se consumir até 3 copos (250 mL) desse suco por dia, de preferência sem açúcar.

13. Chá de cáscara sagrada

O chá de cáscara sagrada ajuda a soltar o intestino, porque contém cascarosídeos que são compostos bioativos que agem provocando uma irritação no intestino, que acelera o trânsito intestinal, além de aumentarem a presença de água no intestino, favorecendo a eliminação das fezes. Conheça todas as propriedades da cáscara sagrada.

Ingredientes:

  • 1 colher (de café) da casca de cáscara sagrada;
  • 200 mL de água.

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes numa panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Tampar, deixar repousar por 5 minutos e cor. Beber apenas 1 xícara desse chá por dia, antes de dormir. O chá de cáscara sagrada pode ser consumido por até 10 dias seguidos.

Cuidados: Esse chá não deve ser consumido durante a gravidez e a amamentação, além de também não ser indicado para crianças com menos de 12 anos. O chá de cáscara sagrada não deve ser usado em caso de problemas renais, apendicite, obstrução intestinal, refluxo, úlceras estomacais, hemorroidas, diverticulite, colite ulcerativa, doença de Crohn, dor no estômago, sangramento anal, vômitos ou desidratação.

Assista ainda ao vídeo seguinte e conheça outras opções caseiras que ajudam a soltar o intestino:

youtube image - O que fazer para soltar o Intestino Preso

Vídeos relacionados