6 remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Os remédios caseiros para dor e inflamação nas articulações, como o chá de gengibre ou o chá de cúrcuma, possuem ação anti-inflamatória e analgésica que ajudam a aliviar os sintomas de dor, inchaço ou vermelhidão nas articulações das mãos, dedos, pés ou joelhos, por exemplo, que podem ser causados por artrite reumatoide, tendinite, osteoartrite ou bursite, por exemplo. Confira outras causas da dor e inflamação nas articulações.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e a inflamação nas articulações, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

1. Chá de gengibre

O gengibre, cientificamente chamado de Zinger officinalis, possui substâncias com ação anti-inflamatória e antioxidante, como o gingerol, chogaol e zingerona, sendo muito úteis para aliviar os sintomas como dor, inchaço e vermelhidão nas articulações. Conheça outros benefícios do gengibre.

Ingredientes

  • 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.

Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.

Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera de estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia.

2. Chá de cúrcuma

O chá de cúrcuma, também chamado de açafrão, é rico em curcumina, uma substância com propriedade anti-inflamatória potente, que age diminuindo os sintomas da inflamação nas articulações causadas por, artrite, tendinite ou bursite, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg);
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia.

Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.

Este chá ou as cápsulas de cúrcuma não devem ser usados por pessoas que tomam anticoagulantes, como varfarina, clopidogrel ou ácido acetilsalicílico, pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

3. Chá de salgueiro branco

O salgueiro branco, conhecido cientificamente como Salix alba, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido à presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina. Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor na articulação causada pela artrite reumatóide ou osteoartrite.

Ingredientes

  • 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
  • 2 xícaras de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.

Este chá não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.

4. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz possui substâncias com ação anti-inflamatória na sua composição, como a glicirrizina e o ácido glicirretínico, que agem reduzindo a inflamação e a dor nas articulações causada pela artrite reumatóide. 

Ingredientes

  • 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
  • 1 xícara de água fervente;
  • Mel para adoçar a gosto.

Modo de preparo

Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel se desejar. Beber este chá até 2 vezes ao dia.

O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.                                            

5. Chá de unha de gato

O chá de unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a dor e o inchaço nas articulações, além de regular o sistema imunológico, sendo uma boa opção de remédio caseiro para aliviar os sintomas de  artrite reumatóide ou osteoartrite.

Ingredientes

  • 20g de cascas e raízes de unha de gato;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida apagar o fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coar e tomar o chá até 3 vezes ao dia.

O chá de unha de gato não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

6. Chá de urtiga

O chá de urtiga possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a aliviar a inflamação, dor, vermelhidão ou inchaço nas articulações causadas pela artrite reumatóide ou reumatismo.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Outra forma de usar a urtiga para obter seus benefícios, é na forma de cápsulas que pode ser tomada 1 cápsula de 400 mg, de 2 a 3 vezes por dia. 

Vídeos relacionados