No adulto a coloração amarelada na pele (icterícia) pode ser causada por alterações no fígado ou na vesícula, enquanto que no bebê recém-nascido essa condição é comum e facilmente tratável ainda no hospital.
Se apresentar a cor amarelada na pele e nos olhos deve buscar ajuda médica para ser devidamente diagnosticado e tratado, mas além das indicações do médico, o que mais se pode fazer para acelerar a recuperação consiste em aumentar o consumo de alimentos de cor verde, como agrião e chicória, por exemplo. Veja como preparar.

1. Refogado de agrião
Um excelente remédio caseiro para a icterícia é comer um refogado de agrião, pois possui um óleo que provoca a produção de bílis pelo fígado, desintoxicando o organismo e eliminando a bilirrubina em excesso que causa a icterícia.
Ingredientes
- 1 molhe de agrião
- azeite
- sal à gosto
- pimenta preta
- alho fatiado
Modo de preparo
Cortar os talos e as folhas do agrião, e temperar à gosto. Levar ao fogo médio usando uma frigideira larga ou wook. Se achar necessário pode-se adicionar 1-2 colheres de água para evitar queimar, e mexer sempre, até que as folhas estejam cozidas.
2. Suco verde
Outra solução natural para icterícia é tomar um suco verde feito com chicória e laranja.
Ingredientes
- 1 folha de chicória
- suco de 2 laranjas
Modo de preparo
Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até a mistura ficar homogênea. Depois coar e beber 3 vezes por dia.
3. Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão também é uma boa solução caseira para icterícia.
Ingredientes
- 10 g de folhas de dente-de-leão
- 500 ml de água
Modo de preparo
Colocar os ingredientes em uma panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Depois deixar repousar por 5 minutos, coar e beber até 3 xícaras de chá por dia.