Remédios caseiros para flatulência

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2020

Um ótimo remédio caseiro para flatulência é tomar o suco de agrião ou de cenoura, desde que sejam bem concentrados. No entanto, algumas plantas medicinais também podem ser misturadas em chá para diminuir a quantidade de gases no intestino.

Além disso, é importante beber bastante água, praticar exercício físico de forma regular, consumir alimentos ricos em fibras e evitar alimentos que têm maior tendência a causar flatulência, como feijão ou brócolis, por exemplo. Veja uma lista mais completa dos alimentos que causam mais flatulência.

1. Suco de agrião

Um excelente remédio caseiro para flatulência é o suco de agrião, pois o agrião tem propriedades digestivas que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, eliminando restos de alimentos que possam estar causando os gases.

Ingredientes:

  • 1 punhado de agrião.

Modo de preparo:

Passar o agrião pela centrífuga e tomar o suco logo a seguir. Não é indicado adoçar, nem adicionar água, apesar da quantidade não ser muito grande, pois o suco concentrado é suficiente para melhorar a digestão e combater o excesso de gases de forma natural.

2. Suco de cenoura

O suco de cenoura é outra boa opção para quem sofre com flatulência em excesso, pois a cenoura crua é rica em fibras e carboidratos que não promovem a fermentação bacteriana do intestino, diminuindo a formação de gases no intestino.

Ingredientes:

  • 1 cenoura média.

Modo de preparo:

Passar 1 cenoura pela centrífuga e tomar o suco concentrado 30 minutos antes do almoço ou comer 1 cenoura crua, mastigando bem. 

3. Chá de ervas

Um outro ótimo remédio natural para tratar a flatulência é tomar o chá de ervas preparado com anis, funcho e alcaravia.

Ingredientes

  • 1/2 colher (de chá) de anis
  • 1/2 colher (de chá) de erva-cidreira
  • 1/2 colher (de chá) de alcarávia
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Adicionar as ervas à xícara de água fervente e deixar repousar por 5 minutos, devidamente tampado. Quando estiver morno, coar e beber a seguir.

Os gases são o resultado da decomposição alimentar e é formado pela ação bacteriana, sendo normal. Entretanto, quando aparecem em excesso podem causar dor na barriga em forma de pontadas e sensação de barriga estufada. O uso do chá acima citado e do carvão vegetal pode ser muito eficaz.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2020. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2020.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.