9 remédios caseiros para secar espinhas (e como preparar)

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

Os chás de bardana, aroeira e dente-de-leão são ótimos remédios naturais para espinhas pois promovem uma limpeza de dentro para fora. Mas, para potencializar este tratamento, é aconselhado evitar o consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcar ou gordura, e limpar a pele corretamente.

As espinhas são comuns na adolescência e durante a gravidez e geralmente surgem devido a alimentação e alterações hormonais, assim para secar as espinhas também é importante evitar todo tipo de produto industrializado e beber bastante água para purificar o corpo, eliminando as toxinas.

Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os remédios caseiros para espinhas podem ser usados para complementar o tratamento recomendado pelo dermatologista.

Imagem ilustrativa número 1

9 remédios caseiros para espinha

Algumas opções de remédios caseiros para espinhas são:

1. Chá de bardana

Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele, porque esta planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas e possui propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) da raiz da bardana seca ou fresca;
  • 500 mL de água fria.

Modo de preparo

Colocar a raiz da bardana cortada em pequenos pedaços na água fria e deixar descansar por 6 horas. Depois de estar de molho, levar ao fogo e ferver durante 1 minuto, contado após a água ferver.

Usar a solução após estar coada, lavando a área afetada de 2 a 3 vezes por dia, ou aplicar o chá sobre a espinha inflamada com auxílio de um algodão. Além disso, tome 1 xícara do chá de bardana, 2 vezes ao dia.

2. Chá de aroeira 

Aplicar diariamente na pele a loção caseira de aroeira (Schinus molle L.) na pele também ajuda pois é eficaz para secar as espinhas e combater as manchas da pele.

Ingredientes

  • 100 g de cascas de aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Tapar a panela, desligar o fogo e deixar descansar por mais 15 minutos, a seguir coar e guardar esta solução num recipiente de vidro limpo e seco, bem fechado, como um vidro de maionese vazio, por exemplo.

Deve-se aplicar um pouco desta solução em cima das espinhas de 3 a 5 vezes por dia, deixando secar sozinha.

3. Chá de ervas 

Tomar este chá de ervas também é uma forma de acabar com as espinhas, porque este chá possui propriedades que auxiliam a função do fígado, rins e intestinos, combatendo às toxinas presentes no sangue que favorecem o surgimento das espinhas. 

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de raiz de bardana seca;
  • 2 colheres (sopa) de raiz de dente-de-leão;
  • 2 colheres (sopa) de flor de trevo-vermelho;
  • 750 mL de água.

Modo de preparo

Colocar numa panela a água, a bardana e o dente-de-leão e ferver por, aproximadamente, 20 minutos. Desligar o fogo e, quando amornar, adicionar as flores de trevo-vermelho. Deixar repousar por mais 10 minutos, coar e beber até 3 xícaras por dia.

Esse chá não deve ser tomado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinais, inflamação aguda da vesícula biliar ou úlcera péptica.

4. Gel de babosa

A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera, que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam a secar as espinhas. 

Antes de usar o gel de babosa, deve-se fazer um teste passando um pouco do gel no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do gel de babosa.

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa.

Modo de preparo

Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar nas nas espinhas cerca de 3 vezes ao dia. Veja outros benefícios desta planta medicinal.

Ao preparar este remédio caseiro, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

5. Chá de alteia

O chá de alteia, feito com a planta Althaea officinalis, possui propriedades emolientes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antissépticas e cicatrizantes que ajudam a secar as espinhas.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de raízes de alteia;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Colocar em um recipiente as raízes de alteia e a água fervente, deixando repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e molhar um pano limpo ou uma gaze na solução e aplicar sobre as espinhas, várias vezes por dia.

6. Óleo essencial de sândalo branco

O óleo essencial de sândalo branco (Santalum album) é rico em resinas com propriedades antissépticas que ajudam a combater as espinhas.

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar algumas gotas de óleo essencial de sândalo branco na água. Em seguida, molhar um algodão na solução e aplicar sobre as espinhas, 3 vezes por dia.

7. Chá de calêndula

O chá de calêndula (Calendula officinalis) possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e cicatrizantes, sendo uma ótima opção remédio caseiro para secar espinhas.  

Além disso, tomar o chá de calêndula também é indicado porque aumenta a atividade do sistema imune por estimular as células brancas do sangue. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flores secas de calêndula;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores de calêndula na água quente e deixar repousar por 10 minutos, coar e beber morno. Tomar até 3 vezes ao dia.

O chá de calêndula também pode ser usado na forma de compressas mornas sobre as espinhas. Para isso, deve-se molhar uma compressa limpa e seca no chá, como uma gaze ou algodão, por exemplo, e aplicar sobre as espinhas, 3 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos.

8. Chá de violeta

O chá de violeta (Viola odorata) também é uma boa opção de remédio caseiro para espinhas, pois tem ação anti-inflamatória.

Ingredientes

  • 40 g de folhas e flores de violeta;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e, após a fervida, desligar o fogo. Adicionar as flores e folhas de violeta e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar, molhar uma gaze ou um algodão no chá, e passar sobre as espinhas.

9. Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca é um excelente remédio caseiro para secar espinhas, pois possui propriedades antissépticas, antibacterianas e cicatrizantes, ajudando a combater o microrganismo responsável pelo surgimento da acne.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, amêndoa doce ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e passar sobre as espinhas 1 vez ao dia, por no máximo 6 dias seguidos. 

Antes de aplicar o óleo de melaleuca, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado passar uma gota do óleo de melaleuca na pele do dorso da mão.

Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar o óleo de melaleuca como remédio caseiro para espinhas. 

Outros remédios naturais

Veja no quadro abaixo algumas sugestões para o tratamento natural da acne, em relação às suas causas:

Possíveis causas das espinhas Plantas medicinais mais indicadas
Alterações hormonais Tomar o chá de: bardana, cardo-mariano, dente-de-leão, trevo-vermelho ou alcaçuz.
Para desinflamar a pele Aplicar na pele: equinácea, mirra ou cúrcuma.
Para desintoxicar o organismo Tomar o chá de: pau-d'arco, unha-de-gato ou amor-perfeito.
Para limpar a pele Aplicar na pele: água de rosas, calêndula, flor de sabugueiro ou lavanda.

Cuidados durante o uso dos remédios caseiros

Para complementar o tratamento caseiro para espinhas, é indicado ainda ter alguns cuidados, como:

  • Evitar usar maquiagem, a exposição solar e o estresse;
  • Fazer alguma atividade física;
  • Nunca espremer os cravos e as espinhas para evitar que a pele fique manchada e com cicatrizes.

Além disso, deve-se adotar uma alimentação equilibrada com pouco sal e pouca gordura, evitando ainda chocolate, leite e amendoim, por exemplo.

Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas do que comer para controlar a oleosidade da pele e combater a acne:

youtube image - ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

Como acabar com as espinhas

Para acabar com as espinhas é importante identificar a sua causa. Algumas das possíveis causas das espinhas são:

  • Excesso de atividade das glândulas sebáceas, devido as alterações hormonais, típicas da adolescência, gravidez ou síndrome dos ovários policísticos;
  • Excesso de substâncias tóxicas no organismo devido ao consumo de alimentos industrializados;
  • Deficiências nutricionais que podem ser diagnosticadas num exame de sangue;
  • Alterações intestinais como a prisão de ventre ou disbiose;
  • Glândulas adrenais sobrecarregadas;
  • Alergias alimentares.

Essas condições devem ser avaliadas pelo dermatologista, além de identificar o tipo de acne, e assim indicar o tratamento mais adequado. Veja os principais tipos de acne e tratamento.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Vídeos relacionados