8 remédios caseiros para dermatite de contato (e como fazer)

Atualizado em abril 2023
Evidência científica

Alguns remédios caseiros para dermatite de contato, como o banho de aveia, o gel de babosa ou a compressa de camomila, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, hidratantes e calmantes para a pele, ajudando a aliviar os sintomas.

A dermatite de contato ocorre quando a pele entra em contato com alguma substância irritante ou alérgica, como bijuteria, detergentes ou causando sintomas como vermelhidão e coceira no local, descamação ou ressecamento da pele. 

Os remédios caseiros para a dermatite de contato não substituem o tratamento médico, mas podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo dermatologista, que normalmente é feito com pomadas contendo anti-histamínicos ou corticoides, por exemplo. Veja como é feito o tratamento da dermatite de contato.

Imagem ilustrativa número 1

8 remédios caseiros para dermatite de contato

Algumas opções de remédios caseiros para dermatite de contato são:

1. Banho de aveia

Um ótimo remédio caseiro para dermatite de contato é tomar um banho com farinha fina de aveia, pois possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e calmantes para a pele, e também age como hidratante, ajudando a aliviar a coceira e a irritação provocadas pela dermatite de contato.

Ingredientes

  • ⅓ de xícara (de chá) de farinha de aveia.

Modo de preparo

Triturar a farinha de aveia em um liquidificador ou mixer até obter um pó bem fino. Preparar um banho morno na banheira ou em uma bacia grande. Adicionar o pó de aveia na água e misturar por cerca de 15 minutos, até que esteja completamente dissolvida e a água apresente uma cor leitosa.

Em seguida, tomar banho diário com sabonete adequado ao tipo de pele e depois ficar imerso na água, do pescoço para baixo, durante 10 a 20 minutos ou passar a água com a aveia pelo corpo, numa temperatura mais próxima à da pele. Depois, enxaguar o corpo com água corrente, e secar com uma toalha limpa, seca e suave.

2. Compressa de tanchagem

A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades antibacterianas, desintoxicantes, analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo assim capaz de ajudar a aliviar os sintomas da dermatite de contato. Veja outros benefícios da tanchagem.  

Ingredientes

  • 30 g de folhas de tanchagem;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar em água fervente as folhas de tanchagem e deixar por mais ou menos 10 min. Em seguida, coar, umedecer uma toalha limpa e fazer a compressa 2 a 3 vezes ao dia.

Além da compressa, pode ser feito um cataplasma com a tanchagem, no qual devem ser colocadas as folhas de tanchagem na região irritada, permanecendo por 10 minutos e depois trocando-as. Isso deve ser feito pelo menos 3 vezes ao dia.

3. Gel de babosa

O gel de babosa ajuda a acalmar a pele com dermatite de contato porque tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes, aliviando os sintomas de coceira e irritação, além de hidratar a pele. 

Ao preparar este remédio caseiro, é importante não usar a casca da folha da babosa, que tem efeitos tóxicos, mas apenas o gel transparente que tem dentro da folha.

Ingredientes

  • 2 folhas de babosa.

Modo de preparo

Lavar as folhas de babosa, cortar ao meio e retirar o gel de dentro da folha, colocando dentro de um recipiente limpo e seco. Em seguida, umedecer uma toalha limpa ou uma gaze com o gel e passar na região da pele com dermatite de contato, cerca de 3 vezes ao dia. Veja outros benefícios da babosa.  

4. Compressa de camomila

A camomila é ótima para tratar problemas de pele como a dermatite de contato, pois possui substâncias com ação anti-inflamatória, antialérgica e calmante, como azuleno, bisabolol e farneseno, que acalmam a coceira e a vermelhidão da pele. 

Ingredientes

  • 20 a 30 g de flores frescas ou secas de camomila;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as flores frescas ou secas de camomila na água fervente e deixar em repouso por 15 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e molhar a gaze, o algodão ou o pano limpo e passar na área da pele com dermatite de contato pelo menos duas vezes por dia.

5. Óleo de coco virgem

O óleo de coco virgem é rico em ácido láurico e caprílico com potente ação hidratante, anti-inflamatória e antimicrobiana, ajudando a combater a coceira, inflamação e irritação da pele, sendo uma boa opção de remédio caseiro para dermatite de contato ou dermatite atópica.

Ingredientes

  • Óleo de coco virgem.

Modo de preparo

Lavar bem as mãos. Em seguida, aplicar o óleo de coco na pele com dermatite atópica, 1 vez por dia, por até 5 dias. Confira outros benefícios do óleo de coco.

6. Cataplasma de calêndula

A calêndula, conhecida cientificamente como Calendula officinalis, possui propriedades anti-inflamatórias sendo uma ótima opção remédio caseiro quando usada na forma de cataplasma para uso tópico, pois ajuda a aliviar os sintomas da dermatite de contato como inflamação ou coceira na pele.

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres (de chá) de flores de calêndula;
  • 150 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as flores de calêndula na água fervente e deixar repousar por 5 minutos. Esperar amornar, coar e molhar uma compressa limpa e seca na infusão de calêndula, como uma gaze ou algodão, por exemplo. Aplicar a compressa na área da pele com dermatite de contato, 3 vezes ao dia, deixando agir por 30 minutos. 

7. Compressas frias 

Uma outra boa forma de aliviar a dermatite de contato é aplicar compressas frias no local, pois promovem a contração dos vasos sanguíneos da pele, ajudando a combater a vermelhidão, coceira e inchaço da pele.

Ingredientes

  • Gelo;
  • Bolsa térmica.

Modo de preparo

Colocar gelo dentro de uma bolsa térmica, e depois envolver a bolsa em uma toalha limpa e seca e aplicar na região da pele afetada, deixando agir por 5 a 10 minutos. 

No caso de não se ter a bolsa térmica em casa, algumas alternativas são colocar um saco de gel no congelador para resfriar ou usar um saco de legumes congelados, por exemplo.

8. Compressa com óleos essenciais

A compressa com óleos essenciais é uma boa opção para tratar a dermatite, pois conseguem diminuir a irritação da pele.

Ingredientes

  • 3 gotas de óleo essencial de camomila;
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 2,5 L de água.

Modo de preparo

Colocar em água fervente as gotas de óleo essencial e deixar esfriar um pouco. Quando a mistura estiver morna, umedecer um pano limpo e fazer a compressa na região irritada pelo menos 4 vezes ao dia.

Vídeos relacionados