Remédios para disidrose: pomadas, comprimidos e opções caseiras

Atualizado em fevereiro 2024
Evidência científica

Os remédios para disidrose, como a loratadina ou a betametasona, podem ser usados para ajudar a aliviar os sintomas, como dor ou desconforto ao redor das bolhas na pele, coceira intensa, sensação de queimação ou desconforto na pele.

Esses remédios podem ser usados na forma de pomadas ou comprimidos, de acordo com a indicação do dermatologista, que pode orientar o melhor tratamento de forma individualizada de acordo com a idade e a gravidade dos sintomas. Veja os principais sintomas da disidrose

Além disso, existem ainda algumas opções de remédios caseiros que podem ser usados para complementar o tratamento médico da disidrose, como as compressas de chá de jasmim ou de chá de camomila, que ajudam a aliviar os sintomas mais rápido.

Imagem ilustrativa número 1

7 remédios para disidrose

Os principais remédios que normalmente são indicados pelo médico para tratar a disidrose incluem:

1. Loratadina

A loratadina, assim como difenidramina, é um remédio anti-histamínico que ajuda a aliviar a coceira intensa, a sensação de queimação ou o desconforto na pele causados pela disidrose. 

Geralmente, esses remédios são indicados pelo médico na forma de comprimidos, e não devem não devem ser usados por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, a menos que recomendados pelo médico. Saiba como usar a loratadina.

2. Betametasona

A betametasona é corticoide na forma de pomada para disidrose com potente ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir a inflamação e secar as bolhas na pele, acelerando o seu desaparecimento. 

Outro corticoide na forma de pomada que pode ser indicado pelo dermatologista é a mometasona. 

Geralmente, o tratamento com pomada de corticoide é feito por até 6 semanas, a não ser que o médico recomende mais tempo, de acordo com a gravidade da disidrose. Confira as principais pomadas de corticoide que podem ser indicadas pelo médico

3. Prednisona

Nos casos em que a disidrose não melhora com o uso das pomadas, o médico pode recomendar o uso de corticoides na forma de comprimidos, como a prednisona ou prednisolona, por exemplo. 

Os corticoides, seja na forma de comprimidos ou pomadas, só devem ser usados com orientação e indicação do dermatologista, com doses bem determinadas e pelo tempo orientado pelo médico. Saiba como tomar a prednisona e prednisolona.

4. Tacrolimo

O tacrolimo, assim como o pimecrolimo, é um imunossupressor na forma de pomada para disidrose, que pode ser indicado pelo médico quando os cremes com corticoide não foram eficazes para reduzir os sintomas ou podem ser indicados nos casos de alergia aos corticoides. 

Esses remédios agem reduzindo a ação do sistema imunológico, o que ajuda a aliviar os sintomas da disidrose e a evitar surgimento das bolhas na pele. Veja como aplicar o tacrolimo.

No entanto, por possuírem forte efeito sobre o sistema imune, aumentam também o risco de infecções na pele, devendo ser usados apenas com indicação do dermatologista.

5. Permanganato de potássio

O permanganato de potássio também pode ser indicado por alguns médicos para a disidrose, pois é uma substância antisséptica, com ação antibacteriana e antifúngica, que pode ajudar a limpar a pele, secar as bolhas e facilitar a cicatrização, além de evitar infecção das bolhas.

Esse remédio pode ser usado na forma de compressas sobre a pele afetada, de 2 a 3 vezes por dia.

No entanto, o uso de permanganato de potássio deve ser feito somente com orientação do dermatologista, pois pode causar irritação ou queimaduras. Saiba como usar permanganato de potássio.  

6. Metotrexato

Em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso do metotrexato, que é um remédio imunossupressor que ajuda a ajudam a diminuir a ação do sistema imunológico, aliviando os sintomas da disidrose.

Outros imunossupressores que podem ser indicados são a azatioprina, a ciclosporina ou o micofenolato mofetil, por exemplo.

Esses remédios são menos comuns, sendo geralmente indicados para a disidrose mais grave e que não responde aos outros tratamentos.

Leia também: Imunossupressores: o que são e quando são indicados tuasaude.com/imunossupressores

7. Cefalexina

A cefalexina é um antibiótico que pode ser indicado pelo dermatologista nos casos de infecções das bolhas na pele causadas pela disidrose.

Outros antibióticos que podem ser indicados são a dicloxacilina ou eritromicina, por exemplo.

Opções de remédios caseiros

Uma boa opção de remédio caseiro para disidrose é o chá de jasmim, que pode ser preparado adicionando 1 colher (de sopa) de flores de jasmim em 1 litro de água fervente, deixar esfriar, coar, molhar as compressas ou gazes no chá e aplicar na pele afetada por cerca de 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, ou conforme necessário até a melhora dos sintomas. 

Outra opção é a compressa de chá de camomila, que tem ação anti-inflamatória, o que ajuda a a acalmar a pele e favorece a cicatrização, permitindo que as bolhas sequem e promovendo a regeneração da pele, além de evitar o crescimento bacteriano. Saiba como preparar a compressa de chá de camomila

É importante ressaltar que o uso destes, ou de qualquer outro remédio caseiro, não deve substituir os remédios/tratamentos indicados pelo médico, sendo apenas uma forma de ajudar a aliviar mais rapidamente os sintomas.

Além disso, outras medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas da disidrose são manter as mãos e os pés muito bem limpos e secos, fazer a higiene adequada da região afetada com água e sabonete neutro, aplicar creme hidratante 2 a 3 vezes por dia e evitar entrar em contato com substâncias irritantes para a pele. 

Vídeos relacionados