11 dicas naturais para curar aftas mais rápido

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

Chá preto, uma compressa de camomila, mel orgânico ou extrato de própolis são boas opções para curar aftas mais depressa. No entanto, fazer bochecho com água morna e sal ou mascar um cravo-da-índia, por exemplo, também pode ajudar, já que são remédios caseiros que possuem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e analgésicas que ajudam a aliviar a dor e aceleram o tratamento das aftas.

As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios e que podem ter diversas causas, mas que normalmente estão relacionadas ao consumo de alimentos muito ácidos. Por isso, a primeira atitude que se deve ter quando se tem uma afta é evitar o consumo desse tipo de alimentos, especialmente frutas ácidas.

No entanto, as aftas também podem ser causadas por estresse, deficiências nutricionais, alterações hormonais ou problemas do sistema imunológico. Por isso, se forem muito frequentes, é aconselhado consultar um clínico geral ou gastroenterologista, para identificar sua causa e realizar o tratamento mais adequado. Veja as principais causas das aftas e como é feito o tratamento.

youtube image - Como eliminar AFTA rapidamente

O que é bom para curar aftas rápido

As melhores dicas para curar aftas mais rapidamente são:

1. Aplicar chá preto

Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta, pois o chá preto possui taninos, um tipo de substância adstringente que elimina resíduos e sujeira.

Para aplicar o chá preto corretamente deve-se preparar o chá colocando 1 sachê de chá preto numa xícara de água fervente e deixar repousar. Quando estiver morno, deve-se aplicar o sachê diretamente sobre a afta.

2. Fazer bochecho de água com sal

Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.

3. Mascar um cravo-da-índia

Mascar um cravinho-da-índia também ajuda a curar a afta mais rápido e aliviar a dor em poucos minutos porque o cravinho possui eugenol na sua composição com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, que são capazes de manter a afta limpa, promovendo a cicatrização, além de aliviar a dor em poucos minutos.

Veja outros remédios caseiros que podem ajudar a tratar a afta.

4. Gargarejar com leite de magnésia

Gargarejar leite de magnésia permite recobrir e proteger a lesão de bactérias e, por isso, também ajuda a acelerar a cicatrização. Para isso, deve-se misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água de fazer gargarejos a seguir.

5. Comer iogurte natural

Comer 1 potinho de iogurte com bífidos ou com probióticos ajuda a melhorar o intestino e toda a flora do sistema gastrointestinal, fortalecendo as defesas naturais do organismo, sendo também útil para curar as aftas mais rapidamente.

6. Aplicar vinagre de maçã

Alguns estudos indicam que o vinagre de maçã contém propriedades antimicrobianas que podem diminuir o crescimento de bactérias. Apesar alguns microrganismos poderem ser naturalmente encontrados no corpo, como Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus, podem proliferar a causar infecção. A presença desses microrganismos na afta pode interferir no processo de cicatrização e piorar os sintomas. 

Assim, para aplicar o vinagre de maçã, deve-se diluir uma colher de chá do vinagre de maçã em água e fazer gargarejo. É importante que os dentes sejam escovados cerca de 30 minutos após o gargarejo com o vinagre de maçã, pois assim é possível prevenir a cárie, já que essa substancia é ácida e pode provocar o desgaste do esmalte do tempo ao longo do tempo. Veja mais sobre o vinagre de maçã.

7. Óleo de coco

O óleo de coco contém propriedade antibacteriana e antifúngica, além de ácidos graxos, como ácido láurico e ácido cáprico. Esses ácidos graxos podem interferir na formação de membranas por bactérias e fungos, além de diminuir o crescimento desses microrganismos. Assim, pode-se aplicar o óleo de coco diretamente na afta para aliviar o desconforto e prevenir o agravamento.

8. Extrato de própolis

O extrato de própolis é rico em ácidos fenólicos e flavonoides, com propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais, podendo ser usado para tratar, desinfectar e curar as aftas. Além disso, este remédio tem um potente efeito regenerador sobre a pele, ajudando na recuperação dos tecidos.

Para usar o extrato de própolis, deve-se aplicar 1 ou 2 gotas sobre a afta ou ferida na boca, de 4 a 5 vezes por dia. O extrato de própolis não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao própolis, pólen ou mel. Veja outros benefícios do própolis para a saúde.

9. Solução de água oxigenada

A solução de água oxigenada ajuda a eliminar as bactérias que causam a afta, pois tem ação anti-inflamatória e antisséptica, e desta forma, ajuda a reduzir a dor, vermelhidão e o inchaço causado pelas aftas.

Para preparar a solução de água oxigenada, deve-se adicionar ¼ de xícara de água oxigenada 10 volumes em ½ xícara de água e misturar. Em seguida, molhar um algodão na solução de água oxigenada e aplicar diretamente sobre a afta. Não é necessário enxaguar a boca com água após usar a solução de água oxigenada, mas se a pessoa não gostar do sabor que fica na boca, poderá fazê-lo.

10. Compressa de camomila

A compressa de camomila, feita com a planta medicinal Matricaria recutita, é rica em azuleno e levomenol, com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antimicrobianas, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta, estomatite aftosa ou até mucosite.

Para fazer a compressa, deve-se utilizar um saquinho de chá de camomila em 250 mL de água fervente. Esperar amornar e aplicar o saquinho do chá diretamente sobre a afta por alguns minutos. Jogar o saquinho fora após a aplicação.

Outra opção é bochechar o chá de camomila morno e cuspir em seguida, por 3 a 4 vezes por dia. 

11. Mel orgânico

Aplicar uma pequena quantidade do mel de abelhas orgânico diretamente sobre a afta, é uma boa opção para curar a afta mais rápido, especialmente quando causada pela estomatite aftosa, pois o mel tem propriedades antissépticas e hidratantes da mucosa da boca, ajudando a aliviar a dor e o desconforto das aftas.

Além disso, o mel ajuda a prevenir infecções secundárias nas aftas, devido ao seu pH mais ácido e presença de flavonoides, ácido benzoico e ácido cinâmico na sua composição com propriedades antibacterianas.

O mel também possui uma enzima na sua composição, a glicose oxidase, que quando ativa produz pequenas quantidades de peróxido de hidrogênio, que é a mesma composição da água oxigenada, com ação antisséptica e antimicrobiana.

Desta forma, pode-se aplicar o mel de abelhas orgânico várias vezes por dia sempre que sentir desconforto ou achar necessário. O mel não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao mel, própolis ou pólen.

Passar bicarbonato na afta ajuda a curar?

Aplicar bicarbonato de sódio diretamente na afta causa intensa dor e ardência no local sendo, portanto, desaconselhado. No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva. Para isso, ao invés de aplicá-lo diretamente na afta, deve-se diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio num copo de água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

Além disso é importante evitar o uso de enxaguante bucal que contenha álcool porque também pode aumentar a dor e irritar ainda mais a mucosa da boca. Alimentos apimentados também não devem ser consumidos enquanto estiver com afta, assim como alimentos ácidos e bebidas alcoólicas.

No caso das aftas não desaparecem com as dicas ou serem frequentes, é importante consultar o médico para que seja possível identificar a causa das aftas frequentes e, assim, indicar o tratamento mais adequado. Conheça as principais causas de afta frequente e o que fazer.