Remédio caseiro para afonia

agosto 2018

Um ótimo remédio caseiro para afonia, que é a perda momentânea da voz, é o chá de raízes de gengibre adoçado com mel de abelhas, pois o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e aromatizantes bucais que ajudam no tratamento da rouquidão ou perda de voz.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar o gengibre numa panela juntamente com a água e deixar ferver. Quando estiver morno, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia, até a voz voltar.

O mel para adoçar é a gosto, no entanto, ele funciona como um bálsamo protegendo a garganta e as cordas vocais e o chá deve ser bebido morno para ter resultado.

A afonia, que é a perda total ou parcial da voz, pode ser provocada por uma faringite, amigdalite, bronquite ou até mesmo devido à utilização profissional da voz, como é o caso dos professores.

Além deste chá, é importante evitar alimentos irritantes da mucosa, como é o caso da pimenta ou mesmo a mostarda, e ingerir alimentos naturais e especialmente fibrosos, pois eles vão ajudar no tratamento.

Links úteis:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em agosto de 2018.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.