Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Refeição mais que nutritiva

A refeição deve ser mais que nutritiva, deve alimentar corpo e mente. O valor da refeição vai além do potencial nutritivo, serve também para criar e fundamentar hábitos, fortalecer laços, moldar carácter e conviver.

O momento da refeição, especialmente em família, deve ser agradável, e embora cada vez mais raros, são momentos que devem ser bem programados, cultivados e valorizados.

Para que a hora da refeição seja um bom momento para a família, inclusive para quem tem crianças pequenas à mesa, é preciso fazer com que o momento das refeições:

  • Não ultrapassem 30 minutos;
  • Não existam distrações e barulhos como rádio ou televisão (musica ambiente é uma boa alternativa);
  • As conversas sejam sempre sobre assuntos agradáveis e nunca um momento para lembrar alguma coisa ruim que tenha acontecido durante o dia;
  • Não insistir para que a criança, que não quer comer, coma, apenas que não se levante da mesa enquanto a família estiver à mesa;
  • Tenham regras de boas maneiras à mesa como: usar o guardanapo ou não comer com as mãos.

Em lares onde existem crianças que não comem bem ou facilmente, é muito importante não fazer do momento da refeição tenso e mal, deve ser um momento em que todos anseiem em estar juntos e não apenas pela comida.

Chantagens como: "caso não coma não há sobremesa" ou "se não comer não te deixo ver televisão", não devem ser usados. A refeição é um momento que não pode ser trocado, não pode haver opção ou negociação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...