Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como se recuperar da cesariana mais rápido

Para acelerar a recuperação da cesária a mulher deve usar a cinta pós-parto para evitar o acúmulo de líquido na região da cicatriz, chamada de seroma, e ingerir cerca de 2 à 3 litros de água ou outros líquidos por dia. Além disso também é importante comer alimentos ricos em proteína para que a cicatrização seja mais rápido e evitar fazer muitos esforços.

O tempo total de recuperação da cesária varia de mulher para mulher, enquanto algumas conseguem ficar de pé horas após a cirurgia, outras precisam de mais tempo para se recuperar, principalmente se houver algum tipo de complicação durante o parto.

Como se recuperar da cesariana mais rápido

A recuperação pós-cesária não é fácil, pois é uma cirurgia de grande porte e o corpo precisará de cerca de 6 meses para se recompor. Cerca de 10 a 12 horas após a cesária uma enfermeira deverá indicar que a mulher deve tomar um banho, o que pode ser aparentemente difícil. Provavelmente, a mulher vai precisar de ajuda e a enfermeira ou um acompanhante poderão ser necessários.

Será necessário ajuda para deitar-se e para levantar-se da cama e, por isso, será mais fácil se alguém puder ficar de acompanhante para te entregar o bebê quando ele chorar ou quiser mamar.

Tempo no hospital

O tempo de internamento hospitalar para o parto é, geralmente, de 3 dias, e após este período, se a mulher e o bebê estiverem bem, poderão ir para casa, mas em alguns casos os dois ou um dos dois poderá ficar mais alguns dias no hospital para recuperar de alguma situação, o que pode ocorrer se o bebê apresentar icterícia, por exemplo. 

10 cuidados indispensáveis da Recuperação em casa

Após a alta hospitalar, a mulher deverá recuperar-se em casa e, por isso, aconselha-se:

  1. Ter uma ajuda extra, especialmente nos primeiros dias: A mulher deverá evitar esforços, dedicando-se apenas ao seu bem-estar, à amamentação e aos cuidados com o bebê. Tarefas domésticas não devem ser prioridade e, sendo assim, toda ajuda é bem-vinda.
  2. Usar cinta: Aconselha-se o uso de uma cinta pós-parto para dar mais conforto, diminuir a sensação de que os órgãos estão soltos dentro do abdômen e para diminuir o risco de seroma na cicatriz. Também é necessário usar um absorvente noturno, pois haverá um sangramento semelhante a uma menstruação forte, que pode durar até 45 dias.
  3. Colocar gelo para diminuir a dor e o inchaço: Pode ser útil colocar compressas de gelo sobre a cicatriz da cesária, desde que esta não fique molhada. Deve-se colocar o gelo envolvido em saco plastico e folhas de guardanapo deixando atuar cerca de 15 minutos, de 4 em 4 horas para alívio da dor e do desconforto.
  4. Fazer exercícios: Cerca de 20 dias depois da cesária já é possível fazer atividade física leve como caminhada ou corrida lenta, tipo jogging. Os exercícios de prancha abdominal e hipopressiva podem ajudar a fortalecer os músculos abdominais mais rápido. Veja como fazer a hipopressiva para perder barriga e combater a incontinência urinária ao mesmo tempo
  5. Evitar pegar peso e dirigir: Antes de 20 dias não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar pesos. Quando a mulher tem outro filho e precisa pegá-lo no colo deve-se sentar antes. Também não é recomendado dirigir antes de 3 meses depois da cesária para poder ter mais atenção e não estar preocupada ou com dores.
  6. Usar pomada cicatrizante: Depois de retirar o curativo e os pontos, o médico pode indicar o uso de um creme, gel ou pomada cicatrizante para ajudar a descolar a cicatriz da cesária, deixando ela menor e mais discreta. Ao aplicar o creme diariamente deve-se fazer uma massagem em cima da cicatriz, com movimentos circulares. Pode ver mais detalhes nesse vídeo:
  7. Comer bem: Deve-se preferir alimentos cicatrizantes como ovos, frango e peixe cozido, arroz com feijão, vegetais e frutas que soltam o intestino como mamão, para manter a saúde e a produção de leite materno de alta qualidade. Confira nosso guia completo da amamentação para iniciantes. Enquando o bebê mamar não se deve fazer dieta para emagrecer porque pode prejudicar a produção de leite.
  8. Dormir de lado ou de barriga para cima: A posição mais indicada é de barriga para cima, com um travesseiro embaixo dos joelhos para acomodar melhor as costas, se preferir dormir de lado deve colocar um travesseiro entre as pernas. Sempre que for levantar da cama deve imaginar que tenta sugar algo com a vagina e só soltar quando já estiver de pé. 
  9. Método contraceptivo: Deve-se voltar a tomar a pílula 15 dias depois do parto mas se preferir outro método deve-se conversar com o médico para saber o mais indicado, para evitar uma nova gravidez antes de 1 ano, porque nesse caso haveria mais riscos de ruptura uterina, que pode ser muito grave.
  10. Tomar chás diuréticos para diminuir o inchaço: Depois da cesária é normal ficar inchada e para diminuir esse transtorno. Boas opções são os chás de camomila, que ajuda a acalmar a mãe e o bebê, e o chá de cardo mariano, que também ajuda na produção de leite materno. O chá de gengibre é muito estimulante e pode deixar o bebê mais alerta. Deve-se tomar cerca de 2 a 3 litros de líquidos, incluindo os chás sem açúcar ao longo do dia. 

É normal haver uma alteração da sensibilidade em volta da cicatriz da cesária, que pode ficar dormente, pinicando ou queimando. Essa sensação estranha pode demorar de 6 meses à 1 ano para diminuir de intensidade, mas é normal algumas mulheres não se recuperarem completamente, mesmo depois de 6 anos da cesária. 

Como cuidar da cicatriz da cesária

Como se recuperar da cesariana mais rápido

Quanto à cicatriz, os pontos só devem ser retirados 8 dias após a cesária e ela poderá ser lavada normalmente durante o banho. Se a mulher estiver sentindo muitas dores, poderá tomar o analgésico receitado pelo médico.

Durante o banho é recomendado não molhar o curativo, mas quando o médico coloca um curativo impermeável, pode-se tomar banho normalmente, sem risco de molhar. Deve-se observar se o curativo está sempre limpo, e se houver muita secreção, deve-se voltar ao médico para limpar a região e colocar um novo curativo.

Além da recuperação ser mais lenta, também é importante lembrar que o parto por cesariana traz maiores riscos de complicações durante e após a cirurgia.

Veja como evitar que a cicatriz da cesaria fique funda, colada ou dura e saiba como solucionar estes problemas.

Tempo de resguardo depois da cesária

Após o parto é necessário esperar cerca de 30 à 40 dias para voltar a ter relações sexuais. Esse tempo de espera é importante para que os tecidos lesionados possam cicatrizar bem antes do contato íntimo, e não deve acontecer antes da consulta médica de revisão para evitar infecções vaginais e outras complicações. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...