Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Raquitismo e Ostemalácia

Raquitismo e osteomalácia são doenças caracterizadas por ossos frágeis e, portanto, mais propensos à quebra. Chama-se raquitismo quando a doença ocorre na criança que ainda não tem sua formação óssea completa e osteomalácia quando a doença ocorre em adultos que já tiveram seus ossos devidamente formados.

As consequências destas doenças são diferentes, pois no caso do raquitismo a doença pode gerar situações como deformidade óssea e baixa estatura e na osteomalácia, maior propensão do desenvolvimento da osteoporose e consequente aumento no risco de fraturas ósseas e suas complicações, como a osteomielite, por exemplo.

As causas do raquitismo e da osteomalácia podem ser: carência de cálcio ou de vitamina D no organismo, importantes para a formação óssea ou devido a outras situações que dificultam a deposição do cálcio nos ossos, como insuficiência renal ou doença hepática, por exemplo.

Quanto ao tratamento do raquitismo e da osteomalácia, recomenda-se que sejam identificadas suas causas para que então elas possam ser solucionadas. Algumas recomendações terapêuticas são: aumento da exposição solar no início da manhã, boa alimentação e suplementação de cálcio e de vitamina D.

Referência Bibliográfica:

Ministério da saúde. Raquitismo e osteomalácia: protocolo clínico e diretrizes terapêuticas. Acesso em Abril, 2013.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...