Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer Quinoa

A quinoa é muito simples de fazer, podendo ser cozinhada na forma de grão por 15 minutos, com água, para substituir o arroz, por exemplo. No entanto, também pode ser consumida em flocos como a aveia ou em forma de farinha para confecção de pães, bolos ou panqueca, por exemplo. 

Apesar de custar em média 20 reais por Kg, é excelente para enriquecer e variar a dieta.

Esta semente que é uma espécie de cereal muito nutritiva além de não possuir glúten, tem o dobro da proteína contida no arroz, e por isso é ótima para vegetarianos ou para quem precisa aumentar a quantidade de proteína da alimentação. Além disso, aumenta a imunidade por possuir zinco e selênio e também diminui a retenção hídrica porque possui potássio e por conter fibras ainda favorece a perda de peso. 

Salada de quinoa com tomate e pepino

Como fazer Quinoa

Uma receita bem simples é a salada refrescante de quinoa com pepino e tomate. Além de deliciosa, esta salda é bastante rica em proteínas, fácil de fazer e ajuda a refrescar nos dias mais quentes do ano.

Ingredientes

  • 175 g de quinoa;
  • 600 ml de água;
  • 10 tomates cortados em fatias;
  • ½ pepino cortado às fatias;
  • 3 cebolinhas-verdes picadas;
  • Suco de ½limão;
  • Azeite, pimenta, sal hortelã, coentros e salsa a gosto.

Como preparar

Deite a quinoa numa panela, junte a água e deixe ferver. Depois, reduza o fogo, tampe e cozinhe a quinoa mais 15 minutos em fogo baixo.

Por fim, coe a água, se necessário, deixe a quinoa esfriar e junte com os outros ingredientes numa travessa, temperando ao seu gosto.

Principais benefícios para a saúde

Os benefícios da Quinoa incluem melhorar o funcionamento intestinal, ajudar a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, assim como diminuir o apetite porque é um alimento rico em fibra. Além disso, também ajuda no bom funcionamento do cérebro porque é rica em ômega 3, combate a anemia por ser rica em ferro e pode ajudar a prevenir a osteoporose, pois tem muito cálcio.

Conheça outros benefícios importantes da quinoa.

Informação nutricional da quinoa crua

Cada 100 gramas de quinoa possui muitos minerais, como ferro, fósforo, e Ômega 3 e 6, que são gorduras essenciais para o organismo.

Calorias 368  KcalFósforo457 miligramas
Carboidratos64,16 gramasFerro4,57 miligramas
Proteínas 14,12 gramasFibras7 miligramas
Lipídeos6,07 gramasPotássio563 miligramas
Ômega 62,977 miligramasMagnésio197 miligramas
Vitamina B10,36 miligramasVitamina B20,32 miligramas
Vitamina B31,52 miligramasVitamina B50,77 miligramas
Vitamina B60,49 miligramasÁcido fólico184 miligramas
Selênio8,5 microgramasZinco3,1 miligramas

Usar quinoa é uma forma simples de incrementar a dieta com aminoácidos essenciais e uma boa variedade de minerais e vitaminas do complexo B tornando esta semente versátil, uma alternativa excelente para intolerantes ao glúten ou ao trigo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...