Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dúvidas e curiosidades sobre os dentes

O número de dentes que cada pessoa tem depende da idade. As crianças têm 20 dentes de leite, que começam a cair entre os 5 e os 6 anos de idade, dando lugar a 28 dentes permanentes, e depois, entre os 17 e os 21 anos podem começar a nascer os dentes do siso, perfazendo um total de 32 dentes. Veja quando é necessário retirar o dente do siso.

Os dentes são muito importantes para preparar a comida para ser engolida e digerida, por isso, deve-se manter uma boa higiene oral e frequentar regularmente o dentista, de forma a mantê-los bonitos e saudáveis.

13 curiosidades sobre os dentes

Dúvidas e curiosidades sobre os dentes

1. Quando caem os dentes de leite?

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 5 anos, começando a ser substituídos pelos dentes permanentes até por volta dos 12/14 anos.

2. Quando começam a nascer os dentes?

Os dentes começam a aparecer por volta dos 6 meses de idade, no entanto, os dentes já nascem com o bebê porque são formados dentro do osso da mandíbula e da maxila, ainda durante a gravidez. Saiba quais os sintomas do nascimento dos primeiros dentes.

3. Clarear os dentes no dentista faz mal?

O clareamento no dentista consiste na remoção da pigmentação interna do dente, que provoca uma desmineralização, normalmente reversível. No entanto, se a quantidade de produtos utilizados no clareamento for superior ao aconselhável, estes podem danificar a estrutura do dente devido a uma grande desmineralização, aumentando a porosidade do esmalte e diminuindo a rigidez do dente. Saiba quais os melhores tratamentos para clarear os dentes.

4. Por que os dentes escurecem?

Os dentes podem escurecer devido à ingestão de determinadas bebidas como café, refrigerantes, chá e vinho. Por isso, é recomendável bochechar com água depois da ingestão destas bebidas. Além disso, o escurecimento dos dentes pode ainda ser provocado por produtos de tratamento no dentista ou pode acontecer devido à morte da polpa.

5. O que é preciso para colocar um implante?

Os implantes são uma espécie de parafusos de titânio, que são fixados no osso para repôr um ou mais dentes, para depois poder ser instalada uma prótese. No entanto, para que esse implante possa ser colocado, é necessário que a pessoa tenha osso suficiente para a sua fixação. Saiba quando colocar um implante dentário.

6. Sangramento da gengiva é normal?

O sangramento pode ocorrer devido a uma inflamação da gengiva, mas não é normal que isso aconteça. Isto pode acontecer devido ao uso incorreto do fio dental, ou a uma escovação incorreta. Assim, deve-se ir ao dentista de forma a perceber o que está na origem do sangramento, podendo continuar a usar a escova e o fio dental, mas de forma correta, já que podem ajudar a acalmar a inflamação da gengiva. 

7. Os dentes de leite devem ser tratados, mesmo sabendo que vão cair em breve?

Os dentes de leite preparam o caminho para a erupção dos dentes permanentes, por isso, é muito importante ir ao dentista com frequência e se necessário tratar os dentes de leite que tenham problemas, porque a sua perda prematura pode levar ao mau posicionamento dos dentes permanentes.

8. Se perder um dente, é possível reimplantá-lo?

Caso uma pessoa perca um dente, se o transportar adequadamente para o hospital até ao prazo máximo de duas horas, pode voltar a ser colocado, já que os ligamentos periodontais durante essas duas horas ainda estão preservados.

De forma a transportar o dente de forma adequada, deve-se evitar tocar na região da raiz, e é aconselhável lavar o dente com água limpa e colocá-lo de volta dentro da boca, para que a saliva ajude na conservação até chegar ao hospital, ou então colocá-lo em soro ou em leite, que também são boas opções para conservar o dente.

9. Qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro?

A placa bacteriana consiste numa película que se forma sobre os dentes, constituída por bactérias e restos alimentares. O tártaro é formado quando a placa bacteriana fica muito tempo sem ser removida, e os minerais existentes na saliva começam a depositar-se sobre essa placa, petrificando-a, agravando ainda mais as cáries e as doenças periodontais. Saiba como retirar o tártaro dos dentes.

10. O que é o bruxismo? Estraga o dente?

O bruxismo consiste num ranger ou num forte apertar dos dentes, levando ao seu desgaste, podendo também provocar dores de cabeça e nos músculos da mandíbula. Saiba como controlar o bruxismo.

11. O que provoca a rachadura no dente?

A rachadura no dente pode ser provocada por bruxismo, mordida desalinhada, dentes com grandes restaurações ou que foram submetidos a um tratamento de canal, causando dor e desconforto ao morder alimentos ou beber bebidas quentes e frias, podendo também causar inflamação na gengiva ao redor do dente.

O tratamento consiste na reparação do dente com material restaurador, colocação de uma coroa para proteger o dente de outros danos, ou em casos mais graves, extração do dente.

12. Antibiótico estraga o dente?

Alguns estudos afirmam que antibióticos como a amoxicilina e a tetraciclina podem danificar o esmalte dos dentes, podendo alterar a sua cor quando eles estão em formação, o que acontece por volta dos 4-6 anos de idade.

Além disso, os danos dos dentes também podem estar associados à acidez do medicamento, assim como a presença de açúcar, que favorece a multiplicação de bactérias, contribuindo assim para formação de placa bacteriana.

13. Porque os dentes podem ficar sensíveis?

Os dentes podem ficar sensíveis quando o esmalte que os protege se desgasta devido ao uso de escovas duras, ou devido a uma escovação muito forte. A sensibilidade também pode ser provocada por alimentos e bebidas bastante ácidas, ou pela retração gengival que expõe a dentina.

Estes danos podem provocar dor ao respirar ar frio pela boca ou ao ingerir alimentos e bebidas frios e quentes, doces ou muito ácidos, o que pode ser atenuado usando uma pasta dentária não abrasiva, ou mediante a aplicação de um verniz de flúor pelo dentista, a fim de fornecer uma proteção extra. Saiba mais sobre o tratamento da sensibilidade dentária.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar