Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando medir a pressão arterial

Se o indivíduo suspeita de que sua pressão está alta ou baixa, porque tem sintomas como visão turva, embaçada ou tonturas, deve medir a pressão imediatamente. No entanto, pessoas aparentemente saudáveis e que não apresentam estes sintomas devem medir a pressão arterial apenas a cada 2 anos, enquanto que pessoas hipertensas devem medir a pressão a cada 3 meses ou segundo a orientação do cardiologista.

O hábito de medir a pressão arterial é uma atitude de prevenção de doenças e é importante especialmente em indivíduos com história familiar de hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, derrame cerebral, diabetes ou pessoas com sobrepeso. Entretanto, é comum que em todas as consultas médicas o médico ou enfermeiro verifique como está a pressão arterial.

Indivíduos saudáveis

Indivíduos saudáveis com até 49 anos de idade devem verificar a pressão a cada 2 anos, se sua pressão sempre esteve normal. A partir dos 50 anos deve-se medir a pressão todos os anos, porque a pressão tem tendência a aumentar com a idade. Se em algum momento a pressão estiver alta deve-se certificar de que a pressão está realmente alta e então marcar uma consulta com um cardiologista para iniciar o tratamento adequado, que pode envolver uma dieta pobre em sal, prática regular de exercícios e, em alguns casos, uso de medicamentos para pressão.

Pacientes com hipertensão

Em casos de indivíduos que têm hipertensão diagnosticada e que já tomam remédio para controlar a pressão, recomenda-se medir a pressão de 3 em 3 meses, ou segundo as orientações do cardiologista, mas sempre tendo o cuidado de anotar os valores da pressão, para que o médico reavalie de tempos em tempos porque isto é essencial para ajustar a medicação e a dieta. Veja como deve se alimentar para controlar a pressão em: Dieta para hipertensão.

Saiba como medir a pressão arterial corretamente no vídeo:

Valores de referência da pressão arterial

A pressão arterial normal no adulto, geralmente é de aproximadamente 120/80 mmHg. No entanto, pode apresentar os valores que se seguem na tabela.

Categoria

Máxima (Sistólica)

Mínima (Diastólica)

Normal130 - 13985 - 89
Hipertensão Ligeira140 - 15990 - 99
Hipertensão moderada160 - 179100 - 109
Hipertensão grave180 - 209110 - 119
Hipertensão muito graveMaios de 210Mais de 120

No caso do individuo medir a pressão arterial e apresentar valores que correspondem a hipertensão deve contactar o médico para evitar complicações, como infartos ou AVC, por exemplo.

Alguns dos fatores que interferem com o valor da pressão incluem estar nervoso, ansioso ou com medo, com febre, ter praticado exercício físico há menos de 15 minutos, ter fumado ou tomado café há 30 minutos. Nestes casos, deve-se evitar medir a pressão, pois estes fatores fazem aumentar a pressão e os valores não são reais.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...