Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Identificada proteína que pode substituir a atividade física

Março 2020

Pesquisadores da Universidade de Michigan verificaram que uma proteína, a sestrina, tinha sua produção aumentada durante a após a prática de atividade física, podendo ser essa a proteína responsável pelos benefícios do exercício, como melhora da capacidade cardiorrespiratório, aumento da resistência física e queima de gordura.

A sestrina é uma proteína reguladora do metabolismo que é produzida em situações de estresse metabólico, que é o que acontece no exercício. Além disso, a sestrina é responsável por coordenar diversas atividades biológicas, já que participa de várias vias metabólicas, e pode estar associada com os benefícios dos exercícios.

Identificada proteína que pode substituir a atividade física

Como foi feito o estudo

O estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, foi realizado com moscas com o objetivo de verificar a produção de sestrina nesses animais e o efeito dessa proteína. Para isso, dividiram esses animais em três grupos principais: um que foi programado para superexpressar a sestrina, outro que foi programado para não produzir sestrina e um terceiro em que não foram feitas alterações.

Em relação às moscas, os pesquisadores treinaram esses insetos por cerca de 3 semanas e compararam a quantidade de sestrina obtida entre os grupos e entre o tipo de atividade relacionada, como voo e "corrida" em uma esteira criada especialmente para a mosca.

Quais foram os resultados obtidos

De acordo com os resultados obtidos nos experimentos, foi possível verificar que os animais que não praticaram exercício mas que foram alterados para superexpressar a sestrina, tiveram de fato aumento da concentração dessa proteína na circulação e que os efeitos produzidos pela proteína foram os mesmos daqueles obtidos por meio da atividade física, em que a sestrina foi produzida de forma natural. Além disso, verificaram que no grupo que houve alteração para não se produzir sestrina, mesmo que muito exercício fosse realizado, não houve melhora da resistência e da capacidade de voo.

Devido aos resultados, foi possível confirmar que a sestrina desempenha papel essencial na promoção dos benefícios relacionados à atividade física, como melhora do condicionamento físico, da capacidade cardiorrespiratória e da capacidade de queimar gordura. No entanto, foi possível verificar também que quantidades elevadas de sestrina na circulação também estão relacionadas com benefícios mesmo que exercícios não sejam praticados. Por causa disso, os pesquisadores indicaram que a sestrina poderia substituir a prática de atividade física, uma vez que essa proteína está associada com ganho de massa muscular e melhora cardiorrespiratória.

Apesar disso, também alertaram que essa substituição seria justificada para pessoas que possuem restrição quanto à prática de atividades físicas, como idosos e pessoas que usam cadeira de rodas, uma vez que ao longo do tempo perdem força e massa muscular. Além disso, os estudos existentes foram realizados apenas com moscas e ratos e, por isso, o resultado nas pessoas pode ser diferente, uma vez que os metabolismos são diferentes, sendo importante a realização de novos estudos.

Benefícios da atividade física

Apesar da descoberta da sestrina como uma proteína importante para garantir os benefícios promovidos pela atividade física, mesmo que a atividade não seja praticada, mais estudos são necessários, até porque os pesquisadores afirmaram que a ideia do uso de um suplemento de sestrina ainda está bastante longe de ser alcançada, além de que ainda não se sabe qual o mecanismo que leva à produção de sestrina como consequência do exercício.

Por isso, para garantir os benefícios da atividade física, o mais recomendado é que de fato sejam praticados, pois assim é possível:

  • Melhorar a qualidade de vida e aumentar a auto-estima;
  • Diminuir o estresse e o cansaço;
  • Aumentar a disposição;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a força e a resistência muscular;
  • Fortalecer os ossos e as articulações;
  • Evitar a fraqueza e a trofia muscular.

Além disso, por meio da atividade física é possível prevenir diversas doenças, uma vez que favorece melhora da circulação sanguínea, da oxigenação do cérebro e da capacidade respiratória. Conheça outros benefícios da atividade física.

Bibliografia >

  • KIM, Myungiin et al. Sestrins are evolutionarily conserved mediators of exercise benefits. Nature Communications. Vol 11. 2020
  • CRISOL, Bárbara M. et al. The role of physical exercise on Sestrin1 and 2 accumulations in the skeletal muscle of mice. Life Sciences. Vol 194. 98–103, 2018
  • SEGALES, Jessica et al. Sestrin prevents atrophy of disused and aging muscles by integrating anabolic and catabolic signals. Nature Communications. Vol 11. 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem