Ao entrar em contato direto com alguma planta venenosa deve-se:
- Lavar imediatamente a área com bastante água e sabão durante 5 a 10 minutos;
- Envolver o local com uma compressa limpa e procurar ajuda médica de imediato.
Além disso, algumas recomendações que devem ser seguidas após o contato com plantas venenosas são lavar toda a roupa, inclusive o cadarço dos sapatos, evitar coçar o local e não colocar álcool na pele.

Outra coisa que nunca se deve fazer é tentar remover a resina da planta com um banho de imersão, colocando a mão dentro de um balde, por exemplo, pois a resina pode se espalhar por outras áreas do corpo.
Uma boa dica é levar a planta venenosa para o hospital, para que os médicos saibam de qual planta se trata, podendo identificar o tratamento mais adequado, já que pode variar de uma planta para outra. Veja alguns exemplos de plantas venenosas que podem ser perigosas para a saúde.
Remédio caseiro para acalmar a pele
Um bom remédio caseiro para acalmar a pele depois do contato com plantas venenosas é o bicarbonato de sódio. Depois do contato com a planta venenosa, como o copo de leite, comigo-ninguém-pode, tinhorão, urtiga ou aroeira, por exemplo, a pele pode ficar vermelha, inchada, com bolhas e coceira e o bicarbonato de sódio, devido às suas propriedades anti-sépticas e fungicidas, vai ajudar a pele a rejuvenescer e matar bactérias ou fungos que possam estar presentes nela.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio;
- 2 colheres (de sopa) de água.
Modo de preparo
Para preparar este remédio, basta misturar o bicarbonato de sódio e a água, até formar uma pasta uniforme e, de seguida, passar na pele irritada, cobrir com uma gaze limpa e trocar o curativo cerca de 3 vezes ao dia, até que os sinais de irritação na pele, como coceira e vermelhidão, tenham desaparecido.
Antes de aplicar este remédio caseiro, deve-se lavar imediatamente a área com bastante água e sabão, durante 5 a 10 minutos, depois de tocar na planta venenosa, aplicar uma gaze ou compressa limpa no local e ir rapidamente ao hospital procurar por ajuda médica.
Deve-se também evitar coçar o local que entrou em contato com a planta e não tomar um banho de imersão, pois a resina da planta pode se espalhar para outras regiões do corpo. A pessoa também não se deve esquecer de levar a planta para o hospital para que seja feito o tratamento mais adequado.