Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Primeiros socorros para dor no peito

Um episódio de dor no peito intensa, que dura mais de 2 minutos, ou que seja acompanhada por outros sintomas, como falta de ar, enjoo, vômitos ou suor intenso, por exemplo, pode indicar alterações cardíacas, como angina ou infarto, que necessitam de atendimento médico urgente.

Assim, os primeiros socorros para pessoas que sentem dor no peito são:

  1. Acalmar a vítima, para reduzir o trabalho do coração;
  2. Ligar SAMU 192 ou pedir para que alguém ligue;
  3. Não permitir que a vítima caminhe, colocando-a sentada de forma confortável;
  4. Desabotoar a roupa apertada, para facilitar a respiração;
  5. Manter a temperatura do corpo agradável, evitando situações de calor ou frio intenso;
  6. Não dar nada para beber, porque caso exista perda de consciência a vítima pode engasgar;
  7. Perguntar se a pessoa usa algum medicamento para situações de emergência, como o Isordil e, se sim, colocar o comprimido debaixo da língua;
  8. Perguntar e anotar outros medicamentos que a pessoa usa, para informar à equipe médica;
  9. Anotar o máximo de informações que conseguir, sobre, por exemplo, doenças que possui, onde faz algum acompanhamento, contato de algum familiar.

Estes primeiros socorros são fundamentais tanto para ajudar a diminuir os danos ao coração da pessoa, como para facilitar o atendimento e o tratamento feito pela equipe de emergência, e, portanto, podem ajudar a salvar uma vida.

Primeiros socorros para dor no peito

Caso, em algum momento, a pessoa perca a consciência, deve-se deitá-la com a cabeça levemente elevada em relação ao corpo, ou de lado, além de ter atenção redobrada aos sinais vitais, como batimentos cardíacos e respiração, pois, caso parem, deve-se iniciar a massagem cardíaca. Veja como fazer a massagem cardíaca corretamente.

Além disso, é importante saber que o infarto e angina podem se apresentar de forma mais silenciosa, como uma queimação ou sensação de peso no peito. Nestes casos, caso o desconforto dure mais de 20 minutos, também é importante ligar para o SAMU 192 ou ir ao pronto-socorro. Saiba mais sobre o que causa e como reconhecer os sintomas de infarto.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...