Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Prevenção da catapora

A catapora é uma doença viral altamente contagiosa que geralmente afeta crianças mas que também pode atingir adultos, sendo um pouco mais grave quando ocorre na gravidez.

A prevenção da catapora pode ser feita de duas maneiras:

  • Evitando o contato com indivíduos com catapora e;
  • Tomando a vacina contra catapora.

Enquanto o indivíduo com catapora apresentar líquido nas bolhas ele deve evitar o contato com os outros, pois o vírus está presente neste líquido. Em média, a partir do 6º dia da doença ter surgido estas bolhas ganham crosta e secam e a catapora deixa de ser contagiosa.

Contudo, o indivíduo pode transmitir a doença para outros 1 ou 2 dias antes de iniciarem os sintomas, e por isso a forma mais eficaz de se prevenir contra a catapora é através da vacinação.

A vacina contra o vírus varicela-zóster pode ser administrada a todos os indivíduos saudáveis com mais de 1 ano de idade que ainda não tenham tido catapora. Ela é 80% eficaz e protege contra a forma mais grave da catapora, e mesmo que o indivíduo vacinado pegue catapora, ele desenvolverá uma forma muito leve da doença, manifestando sintomas mais brandos e alcançando a cura em metade do tempo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...