Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba quando o medo de Engordar na Gravidez pode ser Doença

A pregorexia é um distúrbio alimentar onde a gestante se recusa a comer, ou está sempre contando as calorias dos alimentos, e exagera no exercício físico por medo de engordar, o que pode colocar em risco a sua vida e a do bebê. 

Assim como acontece no caso da anorexia e da bulimia, é comum a grávida esconder a preocupação excessiva com o peso das outras pessoas, mas suas atitudes podem deixar claro que se trata de um distúrbio alimentar, e que ela precisa ser acompanhada por um psicólogo e por um nutricionista. Principalmente porque os alimentos são importantes para nutrir o bebê e garantir o seu desenvolvimento de forma saudável.

Insira seus dados e saiba o quanto deve engordar na gravidez para se sentir linda e não prejudicar o bebê:

semanas
Erro
m
Erro
kg
Erro
kg
Erro
Atenção: Esta calculadora não é adequada em caso de gravidez múltipla.
Imagem que indica que o site está fazendo loading

Sinais da anorexia ou bulimia na gravidez

Pode-se suspeitar de que a grávida está com anorexia ou bulimia quando os seguintes sinais encontram-se presente:

AnorexiaBulimia
Comer pouco, recusa alimentarPeríodos em que come muito, mas vomita logo a seguir
Peso abaixo do ideal na gravidezDor de garganta frequente
Saber as calorias dos alimentos de cor e estar sempre preocupada com issoProblemas dentários como gengivite frequente e cáries
Afirmar sempre que não está com fomeCalo nos dedos das mãos
Fazer atividade física intensa, todos os diasIr ao banheiro logo depois de comer ou beber

Em todo caso, é comum a grávida ficar muito satisfeita quando alguém diz: 'Nem parece que está grávida, nem tem barriga', o que geralmente causa angústia e preocupação nas mães que se alimentam adequadamente.

Esse tipo de distúrbio alimentar pode surgir na gravidez ou antes da mulher saber que está grávida, e é sempre necessário acompanhamento de um profissional porque é comum a gestante achar que seu comportamento não prejudica a saúde do bebê, mas estes podem estar abaixo do peso ou do tamanho esperado para idade gestacional. 

Saiba quando o medo de Engordar na Gravidez pode ser Doença

O que fazer para garantir a saúde do bebê

A alimentação da mãe durante a gravidez é muito importante para que o bebê possa crescer de forma saudável, por isso, se existe a suspeita de anorexia ou de bulimia, a grávida deve ser orientada pelo nutricionista para saber o que deve comer diariamente. Um psicólogo também poderá ajudar a enfrentar a dificuldade para comer de forma adequada melhorando a saúde e o bem-estar da família.

Geralmente é indicado que a gestante faça, pelo menos, 5 refeições diárias, ingerindo sempre alimentos diferentes para que o bebê receba o máximo de nutrientes possível. Não é preciso comer por dois, mas as refeições devem ter um pouco mais de volume que o habitual, porque o corpo da mulher gasta mais calorias para manter o desenvolvimento do bebê. Saiba como fazer uma alimentação saudável na gravidez para evitar engordar desnecessariamente. 

Exercícios que pode fazer na gravidez 

Fazer exercícios na gravidez é uma ótima forma de evitar o aumento excessivo do peso nessa fase, e ainda melhora o funcionamento cardíaco e respiratório, o que também ajuda na recuperação do parto.

Se a mulher já fazia atividade física na gravidez, poderá fazer praticamente todo tipo de exercício, desde que não haja pulos, nem o risco de cair. No entanto, nessa fase é mais indicado pegar menos peso nas aulas de musculação da academia e a corrida não é a melhor escolha de exercício cardiovascular. 

Os melhores exercícios para praticar na gravidez incluem Yoga, Pilates, Hidroginástica e até mesmo a musculação, desde que seja leve. Veja mais exemplos de exercícios que pode fazer na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...