Catapora em adultos: sintomas, possíveis complicações e tratamento

Atualizado em julho 2021

A catapora no adulto costuma ter sintomas mais intensos, principalmente se não houve vacinação durante a infância, podendo a pessoa apresentar uma maior quantidade de bolhas no corpo, em comparação às crianças, além de febre alta, dor de ouvido e dor de garganta, em alguns casos. 

Para prevenir a transmissão da catapora e desenvolvimento da doença, é importante prevenir o contato com outras pessoas, principal com aquelas que ainda não tiveram a doença ou que não foram vacinadas, além de ser importante evitar coçar as bolhas que surgem no corpo. Veja como evitar a transmissão da catapora.

Imagem ilustrativa número 2

Sintomas de catapora no adulto

Os sintomas de catapora no adulto são os mesmos que na criança, no entanto costumam ser mais intensos, havendo febre, cansaço, dor de cabeça, perda do apetite, aparecimento de bolinhas por todo o corpo e coceira intensa. Conheça outros sintomas de catapora.

Possíveis complicações

As complicações da catapora podem surgir quando o tratamento é feito de forma inadequada ou quando o organismo da pessoa não consegue vencer o vírus por si só, por estar muito debilitado. Em alguns casos, pode ocorrer:

  • Infecções em outras partes do corpo, com risco de sepse;
  • Desidratação;
  • Encefalite;
  • Ataxia cerebelar;
  • Miocardite;
  • Pneumonia;
  • Artrite transitória.

Há suspeita destas complicações, quando a pessoa começa a apresentar sintomas como intensa dor de cabeça, a febre não baixar e se surgirem outros sintomas. Assim, na presença destes sintomas, é importante que a pessoa vá imediatamente ao hospital para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Como é o tratamento

O tratamento consiste no uso de medicamentos antialérgicos, para aliviar os sintomas de coceira nas bolhas da pele e remédios para baixar a febre, como o paracetamol ou dipirona.

Também é importante tomar alguns cuidados como evitar coçar as bolhas na pele com as unhas, para não causar feridas na pele, nem causar uma infecção, beber bastante líquidos durante o dia e fazer banho com permanganato de potássio para secar as bolhas mais rapidamente.

Além disso, em pessoas com sistema imune enfraquecido, como no caso de HIV ou que esteja realizando um tratamento com quimioterapia, o médico pode indicar o uso de um antiviral, como o aciclovir nas primeiras 24 horas após o início dos sintomas.

É possível pegar catapora 2 vezes?

É possível pegar catapora duas vezes, no entanto, é uma situação rara que acontece, principalmente, quando existe enfraquecimento do sistema imune ou quando a catapora foi mal diagnosticada da primeira vez.

Normalmente, o paciente com catapora desenvolve anticorpos contra o vírus da catapora após a infecção e, por isso, é raro pegar catapora mais que uma vez. Porém, o vírus da catapora fica adormecido no organismo e pode ser reativado, provocando sintomas de herpes zóster, que é a reativação do vírus da catapora, mas de outra forma. 

Posso pegar catapora mesmo vacinado?

A catapora pode contagiar um indivíduo vacinado, uma vez que a vacina não protege completamente contra o vírus, no entanto, estas situações são raras e os sintomas são mais leves, desaparecendo em menos tempo.

Normalmente, quem toma a vacina contra catapora tem menos feridas espalhadas pelo corpo, e a recuperação acontece em menos de 1 semana. Saiba mais sobre a vacina contra catapora.