Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque tomar hormônio pode engordar

Alguns remédios, como os antialérgicos, os corticoides e, até, o anticoncepcional podem ter o efeito colateral de engordar até 4 Kg por mês, especialmente quando possuem hormônios ou são utilizados durante várias semanas ou meses.

Embora ainda não seja bem conhecido o mecanismo, o aumento de peso, geralmente, acontece porque os medicamentos influenciam a produção de alguns hormônios que podem levar ao aumento do apetite. No entanto, também existem outros que podem facilitar a retenção de líquidos ou reduzir o metabolismo, tornando mais fácil ganhar peso.

Já outros, como os antidepressivos, podem engordar apenas por produzir o efeito esperado. Neste caso, por exemplo, ao melhorar o humor e dar mais disposição, os antidepressivos também fazem com que a pessoa sinta mais apetite e coma mais.

Porque tomar hormônio pode engordar

Remédios que podem engordar rápido

Ainda não se conhecem todos os medicamentos que podem provocar aumento do peso, porém, alguns dos que mais frequentemente causam esse efeito incluem:

  • Antidepressivos tricíclicos, como Amitriptilina, Peroxetina ou Nortriptilina;
  • Antialérgicos, como Cetirizina ou Fexofenadina;
  • Corticoides, como Prednisona, Metilprednisolona ou Hidrocortisona;
  • Antipsicóticos, como Clozapina, Lítio, Olanzapina ou Risperidona;
  • Antipiléticos, como Valproato ou Carbamazepina;
  • Remédios para pressão alta, como Metoprolol ou Atenolol;
  • Remédios para diabetes, Glipizida ou Gliburida;
  • Anticoncepcional, como Diane 35 e Yasmin.

No entanto, também existem muitas pessoas que podem tomar estes remédios sem apresentar qualquer alteração no peso e, por isso, não se deve deixar de tomar o medicamento apenas por medo de engordar.

Já se existir aumento do peso relacionado ao uso de algum destes remédios, é aconselhado consultar novamente o médico que o receitou, para avaliar a hipótese de o substituir por outro semelhante que apresente menor risco de engordar.

Confira uma lista mais completa dos remédios que engordam e porque isso acontece.

Como saber se é culpa dos medicamentos

A forma mais fácil de suspeitar que um remédio está causando aumento do peso é quando esse aumento começa logo durante o primeiro mês em que se começou a tomar um novo medicamento.

No entanto, também existem casos em que a pessoa só começa a engordar algum tempo depois de já estar tomando um remédio. Nestes casos, se o aumento de peso for superior a 2 Kg por mês e a pessoa estiver mantendo o mesmo ritmo de exercício e de dieta que fazia antes, é provável que esteja engordando por causa de algum medicamento, principalmente se estiver acontecendo retenção de líquidos.

Embora a única forma de confirmar seja consultando o médico que receitou o medicamento, também é possível ler a bula do medicamento e avaliar se o aumento de peso ou de apetite é um dos efeitos colaterais.

O que fazer se existir suspeita

Se existir suspeita que algum remédio está engordando é aconselhado consultar o médico antes de parar o uso do medicamento, pois, em algumas situações, interromper o tratamento pode ser mais prejudicial que o aumento do peso.

Em quase todos os casos, o médico pode optar por um outro remédio com efeito semelhante que tem menor risco de provocar aumento do peso.

Como evitar o aumento de peso

Como em qualquer outra situação, o processo de aumento de peso só pode ser interrompido com a diminuição de calorias no corpo, que pode ser atingida através do exercício físico e de uma alimentação equilibrada. Assim, mesmo que um medicamento possa estar engordando, é importante manter um estilo de vida saudável, para que esse aumento seja pequeno ou inexistente.

Além disso, também é muito importante informar imediatamente o médico ou ir em todas as consultas de revisão, para que o efeito do remédio seja re-avaliado e o tratamento adequado de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Veja um exemplo de dieta que deve manter durante o tratamento com algum remédio que possa engordar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...