Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Porque o diabético precisar controlar o colesterol

Na diabetes, mesmo que não haja colesterol alto, o risco de ter problemas cardiovasculares como infarto ou AVC é maior, porque os vasos sanguíneos ficam mais frágeis e facilmente se rompem. Por isso, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, o colesterol e os triglicerídeos também devem estar sempre controlados.

Para isso, na dieta para diabetes, evitar os alimentos muito gordurosos como embutidos ou frituras, é tão importante como reduzir a ingestão de alimentos muito doces, mesmo que os níveis de colesterol estejam aceitáveis no exame de sangue.

Veja como deve ser a dieta na diabetes.

Porque o diabético precisar controlar o colesterol

Como o colesterol alto prejudica a saúde do diabético

O colesterol alto provoca um acúmulo de placas de gordura nas paredes das veias, que dificulta a passagem do sangue e prejudica a circulação. Isso, associado a um nível alto de açúcar no sangue, que é natural na diabetes, pode levar a complicações muito graves, como infarto ou AVC, por exemplo.

Além disso, a má circulação pode causar coceira, especialmente nas pernas, provocando feridas que não cicatrizam facilmente e que podem infeccionar devido ao excesso de açúcar no sangue, que facilita o desenvolvimento de bactérias.

Porque surgem mais doenças cardiovasculares no diabético

A resistência à insulina, que acontece naturalmente nos casos de diabetes, leva a um aumento dos triglicerídeos e do colesterol, e por isso, mesmo que não se tenha colesterol alto, os triglicerídeos aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

Então, algumas das doenças cardiovasculares mais comum nos diabético são:

DoençaO que é:
HipertensãoAumento constante da pressão arterial, acima de 140x90 mmHg.
Trombose venosa profundaSurgimento de coágulos nas veias das pernas, facilitando o acúmulo de sangue.
DislipidemiaAumento do colesterol "ruim" e diminuição do colesterol "bom".
Má circulaçãoDiminuição do retorno do sangue para o coração, que causa formigamento nas mãos e pés.
AteroscleroseFormação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Assim, é muito importante controlar tanto os níveis de açúcar como de gordura no sangue para reduzir as chances de desenvolver uma doença cardiovascular grave. Veja este vídeo sobre como manter os níveis de colesterol controlados:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...