5 pomadas para herpes labial (e como usar)

Atualizado em março 2024

As pomadas para herpes labial, como o aciclovir ou o penciclovir, ajudam reduzir a multiplicação do vírus Herpes simplex, facilitando a cicatrização das bolhas, evitando a formação de novas feridas, diminuindo a coceira e aliviando a dor.

Desta forma, as pomadas aceleram a recuperação das feridas na boca, que geralmente, duram cerca de 7 a 10 dias, e podem ser usadas desde os primeiros sinais de herpes até o desaparecimento total das feridas.

As pomadas para herpes labial devem ser usadas com indicação e orientação do dermatologista ou clínico geral, e caso não ocorra melhora dos sintomas, o médico pode indicar o uso de antivirais em comprimidos. Confira os principais comprimidos usados no tratamento da herpes labial.

Imagem ilustrativa número 1

5 pomadas para herpes labial

As principais pomadas para herpes labial são:

1. Aciclovir

A pomada com aciclovir age bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus Herpes simplex impedindo que se multiplique e infecte novas células, e pode ser usada por adultos, ou crianças, com indicação médica.

Esta pomada deve ser usada desde os primeiros sintomas da infecção como ardor ou sensação de queimação, e pode ser encontrada em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Zovirax ou Hpmix, ou na forma de genérico com o nome aciclovir sódico.

Como usar: aplicar uma camada sobre a bolha ou ferida da herpes, 5 vezes por dia, em intervalos de cerca de 4 horas, pulando a aplicação no período noturno. O tratamento deve continuar por pelo menos 4 dias e, caso não ocorra cicatrização, deve-se usar a pomada por mais 5 dias, ou conforme orientação médica. Vaja também como usar o aciclovir comprimido.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Penciclovir

A pomada penciclovir pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 12 anos, e age impedindo que o vírus Herpes simplex se multiplique, reduzindo a gravidade das feridas e acelerando a recuperação da pele.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Penvir labia creme.

Como usar: aplicar a pomada labial no local afetado, nos lábios ou no rosto, a cada 2 horas, durante 4 dias consecutivos. Essa pomada não deve ser aplicada dentro da boca, nas narinas ou nos olhos.

Leia também: Herpes tem cura? tuasaude.com/herpes

3. Sulfadiazina de prata + nitrato de cério

A pomada de sulfadiazina de prata e nitrato de cério possui ação cicatrizante e antiviral, podendo ser usada para aliviar os sintomas de coceira ou sensação de queimação nos lábios.

Além disso, também tem ação antimicrobiana, prevenindo a infecção da bolha ou ferida nos lábios.

Essa pomada pode ser encontrada com o nome comercial Dermacerium HS gel, vendida em farmácias ou drogarias, e não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação.

Como usar: aplicar a pomada diretamente na área afetada nos lábios, cerca de 3 vezes por dia, até completa cicatrização. A Dermacerium HS gel não deve ser usada nos olhos e não deve ser ingerida.

Leia também: Herpes: o que é, sintomas, tipos, transmissão e tratamento tuasaude.com/herpes-o-que-e

4. Cloridrato de lisozima

A pomada de cloridrato de lisozima tem ação anti-inflamatória e estimulante do sistema imunológico, ajudando a aliviar os sintomas da herpes labial.

Essa pomada não impede a multiplicação do vírus da herpes labial, mas apenas ajuda a aliviar os sintomas, podendo ser encontrada com o nome Murazyme e deve ser usada somente com indicação médica.

Como usar: aplicar a pomada diretamente sobre as feridas ou ulcerações da herpes labial, de 2 a 3 vezes por dia, após a higienização dos lábios.

5. Extrato de Uncaria tomentosa

A pomada para herpes labial contendo extrato de Uncaria tomentosa, ou unha-de-gato, é uma pomada fitoterápica que ajuda a aliviar os sintomas de coceira e dor, devido sua ação analgésica e anti-inflamatória.

Essa pomada não tem propriedades antivirais, não sendo capaz de reduzir a multiplicação do vírus da herpes. No entanto, pode ser usada para complementar, o tratamento com comprimidos ou pomadas antivirais receitadas pelo médico.

A pomada de Uncaria tomentosa pode ser encontrada com o nome comercial Imunomax Gel-creme 50 mg/g, e não deve ser usada na gravidez ou amamentação.

Como usar: aplicar uma pequena quantidade da pomada sobre a bolha ou ferida na região genital, a cada 8 horas, conforme orientação médica. Veja outros benefícios e como usar a unha de gato.

Leia também: 11 remédios caseiros para herpes labial tuasaude.com/remedio-caseiro-para-herpes-labial

Cuidados durante o uso das pomadas

Alguns cuidados importantes durante o tratamento da herpes labial com pomada são:

  • Utilizar a pomada nos horários corretos, conforme orientado pelo médico;
  • Lavar as mãos antes e após aplicar a pomada, com água e sabonete neutro, para evitar a piora da infecção ou que se espalhe para outras partes do corpo;
  • Evitar beijar ou ter contato com a ferida da herpes de outras pessoas enquanto houver bolhas ou feridas nos lábios;
  • Evitar compartilhar utensílios, toalhas ou protetor labial com outras pessoas;
  • Evitar comer alimentos apimentados ou frutas cítricas para não irritar a ferida na boca.

É ainda recomendado consumir alguns alimentos, como ervilha ou peixe, que são ricos em lisina, uma proteína que age inibindo o crescimento do vírus Herpes simplex, o que pode ajudar a complementar o tratamento com a pomada e acelerar a cicatrização da pele. Confira a lista completa de alimentos ricos em lisina.

Assista o vídeo com outras dicas que podem ajudar a combater a herpes labial:

Vídeos relacionados