Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Poluição Sonora, efeitos para a saúde e o que fazer

Novembro 2019

A poluição sonora caracteriza-se por um ruído em excesso e não desejado, capaz de provocar danos à saúde humana, físicos ou psicológicos, como problemas auditivos ou estresse, por exemplo, que se podem manifestar a curto e a longo prazo.

A dimensão das cidades e o crescimento não sustentável tem vindo a contribuir para o aumento da poluição sonora no meio urbano, o que se deve principalmente ao ruído emitido pelos meios de transporte.

O que é a Poluição Sonora, efeitos para a saúde e o que fazer

Fontes de poluição sonora

O crescente aumento da população que ocorre nas grandes cidades, contribui para a concentração de diversos tipos de fontes de poluição sonora. Os transportes, como veículos e comboios, aeroportos, ruído proveniente da indústria ou de obras da via pública, ou a música alta da casa de um vizinho são exemplos de fontes de poluição sonora que podem ter consequências para a saúde.

Consequências para a saúde

A poluição sonora pode ter consequências para a saúde, podendo causar:

  • Alterações auditivas ou mesmo perda de audição, que resulta da exposição a níveis sonoros elevados, ao longo de vários anos, sendo mais comum em pessoas que trabalham na indústria;
  • Alterações na pressão sanguínea;
  • Alterações no ritmo cardíaco e respiratório;
  • Aumento da tensão muscular;
  • Estresse, irritabilidade, insônia e cansaço;
  • Diminuição da capacidade de concentração.

As consequências mais graves para a saúde ocorrem geralmente quando a exposição se dá a níveis moderados de ruído, porque vão causando os sintomas de forma lenta e progressiva. Além disso, também podem ir surgindo outros sintomas ao longo do tempo, como aumento da pressão arterial, paralisação do estômago e intestino, má irrigação da pele e até mesmo impotência sexual.

É importante salientar também que a poluição sonora e o estresse auditivo são uma das causas de maior incidência de doenças no trabalho, tendo-se verificando também que determinados ruídos liberam substâncias excitantes no cérebro, levando as pessoas incapazes de suportar o silêncio.

Como prevenir e controlar a poluição sonora

Algumas das medidas que tem sido adotadas para reduzir o impacto da poluição sonora são a instalação de barreiras acústicas nas grandes vias, para atenuar a propagação do ruído produzido pelos veículos, reforço do isolamento dos edifícios mais expostos a ruídos, melhoramento das janelas, organização da construção dos edifícios em função do ruído e incentivo à fabricação e uso de máquinas, motores, equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído a serem usados na indústria, veículos em geral, construção civil ou utilidades domésticas.

Bibliografia >

  • Morais, Ana; Brito, Jorge. Poluição sonora e atmosférica devido às grandes infra-estruturas de transporte. Engenharia Civil. 46. 1; 39-53, 2013
  • INSTITUTO DO AMBIENTE. O RUÍDO E A CIDADE. 2004. Disponível em: <https://apambiente.pt/_zdata/DAR/Ruido/o_rudo_e_a_cidade.pdf>. Acesso em 13 Nov 2019
  • ESTEVAM, Guilherme Demori. POLUIÇÃO SONORA E SEUS EFEITOS NA SAÚDE HUMANA: ESTUDO DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS. 2013. UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA .
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem