Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba reconhecer os plásticos que fazem mal à saúde

​Alguns tipos de plástico podem fazer mal à saúde por conterem substâncias chamadas ftalatos, que são ligadas a alterações hormonais e aumento do risco de ter doenças como hipertensão e diabetes.

Essas substâncias são perigosas principalmente para crianças menores de 1 ano, quando o organismo é mais sensível a aditivos químicos, e por isso os brinquedos feitos para crianças menores de 3 anos devem ser livres de ftalatos.

Como substituir o plástico

Para evitar o uso de produtos plásticos, o melhor é comprar objetos e utensílios de cozinha de vidro, porcelana ou aço inoxidável, principalmente para armazenar alimentos quentes ou para aquecer a comida, pois os componentes prejudiciais do plástico passam para a comida principalmente na presença de temperaturas elevadas.

Além da alimentação, para as crianças o ideal é comprar brinquedos que tenham o símbolo de segurança do Inmetro e mamadeiras feitos com plástico livres de ftalatos e bisfenol A, que normalmente são apresentados na embalagem com as descrições: sem DEHP ou free HDPE, sem PVC e BPA-free.

Escolher brinquedos com o símbolo do InmetroEscolher brinquedos com o símbolo do Inmetro
Preferir mamadeiras e chupetas com o símbolo BPA freePreferir mamadeiras e chupetas com o símbolo BPA free

Outros produtos que contêm ftalatos

Além dos plásticos utilizados para a produção de produtos de cozinha e brinquedos infantis, os ftalatos também estão presentes em produtos de cosmética como perfumes, esmaltes, antitranspirantes, hidratantes e xampus, podendo também ser encontrado em inseticidas e equipamentos médicos.

Assim, para evitar o contato frequente com essas substâncias deve-se evitar o uso de produtos de beleza que contenham em seus componentes as siglas DEP ou DBP, e evitar produtos feitos de PVC ou plástico vinil.

Veja outros cuidados na utilização de utensílios plásticos e alimentos em:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...