Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o piercing dental e como colocar

Ao contrário do piercing comum, no piercing dental não existe perfuração do dente, sendo que a pedrinha é colocada com um tipo de cola especial que é endurecido através do uso de uma luz adequada, no consultório do dentista ou de um especialista em colocação de piercings no dente, e que dura entre 2 a 3 meses.

Embora a perfuração do dente para colocação do piercing possa ser feita em alguns casos, precisa ser realizada por um dentista especializado, pois existe um risco muito elevado de o dente rachar ou partir.

O que é o piercing dental e como colocar

Como é colocado

A técnica para colocar o piercing no dente é muito simples e indolor, seguindo os seguintes passos:

  1. Limpeza dos dentes com um enxaguante antibacteriano, para eliminar o excesso de bactérias;
  2. Aplicação de uma substância na superfície do dente para ajudar a cola a grudar melhor e por mais tempo;
  3. Limpeza da substância e secagem do dente;
  4. Aplicação da cola especial que vai grudar a pedrinha no dente;
  5. Colocação da pedrinha selecionada sobre a cola;
  6. Utilização de uma luz especial sobre o dente por 60 segundos para secar e endurecer a cola.

Este procedimento dura cerca de 5 minutos e, normalmente, não é preciso nenhum cuidado especial após a colocação do piercing, sendo apenas recomendado evitar passar a língua sobre o local durante as primeiras horas.

Embora seja usada uma cola para manter o piercing no dente, ela não é super bonder e, por isso, não é aconselhado fazer o piercing em casa, devendo-se sempre ir num dentista ou outro profissional especializado. Além de que o uso de super bonder pode causar lesões na superfície do dente e facilitar o surgimento de cáries ou rachaduras, por exemplo.

Preço do piercing dental

O preço do piercing dentário varia de acordo com o tipo de jóia selecionado, no entanto, as opções mais básicas podem custar cerca de 100 a 300 reais.

O que é o piercing dental e como colocar

Possíveis riscos do piercing

Desde que seja feita por um dentista ou profissional adequado, o piercing dental é bastante seguro e não traz qualquer complicação para a saúde, pois o dente não é perfurado e a cola utilizada é segura para o organismo.

O único risco relacionado a esta técnica acontece quando o piercing fica solto e pode ser ingerido ou inalado, podendo causar lesões nas paredes do esôfago, do estômago ou dos pulmões. Dessa forma, é importante estar atento se o piercing está bem grudado no dente e consultar um dentista, caso esteja saindo.

Como fazer o piercing durar mais tempo

Para que o piercing fique mais tempo grudado no dente e não saia facilmente, existem alguns cuidados simples como:

  • Evitar comer alimentos muito duros, fibrosos ou picantes, pois acabam desgastando o dente;
  • Evitar morder diretamente os alimentos com o dente onde está a pedrinha;
  • Não mexer no piercing com os dedos;
  • Usar uma escova de cercas mais macias.

Estas dicas fáceis evitam o desgaste do piercing e da superfície do dente, permitindo que a cola mantenha a sua força por mais tempo.

Como remover o piercing

O piercing no dente deve ser sempre removido por um dentista para garantir que não fica cola grudada no dente. Assim, deve-se evitar tirar o piercing em casa e, mesmo que ele acabe caindo sozinho, é importante consultar o dentista para garantir que não existe restos na superfície do dente.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...