Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Peptozil: remédio para diarreia e dor de estômago

O peptozil é um remédio antiácido e antidiarreico que contém salicilato de bismuto monobásico, uma substância que atua diretamente no intestino, regulando o movimento de liquidos e eliminando as toxinas presentes.

Este medicamento pode ser comprado nas farmácias convencionais sem necessidade de receita médica, sob a forma de xarope, para crianças ou adultos, ou em comprimidos mastigáveis para adultos.

Peptozil: remédio para diarreia e dor de estômago

Preço

O preço do peptozil em xarope pode variar entre os 15 e os 20 reais, dependendo do local de compra. Já em comprimidos mastigáveis, o valor pode variar de 50 a 150 reais, dependendo da quantidade de comprimidos na caixa.

Para que serve

Este remédio ajuda a tratar a diarreia e a aliviar a dor de estômago, provocada por má digestão ou azia, por exemplo. Além disso, tmabém pode ser usado no tratamento de eliminação da bactéria Helicobacter pylori do estômago.

Como tomar

A dose recomendada varia de acordo com a forma de apresentação e a idade da pessoa:

Peptozil em xarope

IdadeDose
3 a 6 anos5 mL
6 a 9 anos

10 mL

9 a 12 anos

15 mL

Mais de 12 anos e adultos30 mL

Estas doses podem ser repetidas após 30 minutos ou 1 hora, até ao máximo de 8 repetições por dia. Caso os sintomas se mantenham, deve-se consultar um gastroenterologista.

Peptozil em comprimidos

Na forma de comprimidos, o peptozil só deve ser utilizado por adultos, sendo recomendado tomar 2 comprimidos. Esta dose pode ser reptida a cada 30 minutos ou 1 hora, se não existir melhora dos sintomas, até ao máximo de 16 comprimidos por dia.

Já no tratamento da infecção por Helicobacter pylori, em adultos, é recomendado tomar 30 mL de xarope ou 2 comprimidos, 4 vezes por dia, durante 10 a 14 dias, de acordo com a indicação do médico.

Principais efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns incluem prisão de ventre, diarreia, náuseas e vômitos, assim como escurecimento da língua e das fezes.

Quem não deve tomar

O peptozil não deve ser usado por crianças com menos de 3 anos, nem por crianças ou adolescentes que sofreram uma infecção por influenza ou catapora. Também não deve ser usado por pessoas com alergia ao salicilato de bismuto monobásico ou qualquer outro componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...