Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pelos encravados

Os pelos encravados, chamados cientificamente de pseudofoliculite, são mais comuns na virilha, na barba e no rosto, mas podem encravar em qualquer lugar do corpo e ocorrer tanto em homens como em mulheres.

As principais causas dos pelos encravados é a depilação com cera, o uso de roupa apertada, o uso da lâmina no sentido contrário aos pelos e a má hidratação da pele.

O que fazer para pelos encravados

Para acabar com os pelos encravados, sugere-se fazer esfoliações pelo menos 2 vezes por mês nas áreas com mais pelos encravados.

Para fazer uma esfoliação caseira, basta colocar em um recipiente 1 colher de açúcar com um pouco de mel até que fique uma mistura suave. Depois aplicar o produto na área desejada, esfregando-a com movimentos rápidos e fortes para garantir a retirada das células mortas.

Após a esfoliação, recomenda-se secar a área e aplicar um creme hidratante. Além disso, é recomendado não usar roupas muito apertadas e se estiver muito calor, deixar a pele respirar, usando roupas leves.

Veja outra esfoliação caseira em: Remédio caseiro para pelos encravados.

O que não fazer para pelos encravados

Não se deve tentar desencravar o pelo com uma pinça ou com os dedos, pois a região pode inflamar, ficando a região ao redor do pelo vermelha, inchada e dolorida. Deve-se apenas fazer as esfoliações e quando o pelo sair, tirá-lo.

Além disso, enquanto o pelo está encravado, deve-se evitar passar a lâmina ou fazer a depilação com cera, pois isso ainda vai dificultar que o pelo desencrave e saia.

Como acabar com os pelos encravados

Para acabar de vez com os pelos encravados a depilação definitiva, feita com laser, é uma ótima opção.

A depilação a laser utiliza um aparelho de laser que danifica o local de crescimento do pelo, dificultando o seu reaparecimento. Saiba mais em: Depilação a laser.

Quando procurar o médico

É importante procurar o dermatologista quando a região ao redor do pelo ficar vermelha, inchada, quente, dolorida e com formação de pus, pois isso pode significar que o local de crescimento do pelo infeccionou. Nestes casos, o dermatologista normalmente prescreve um antibiótico em forma de pomada ou comprimido e pomadas anti-inflamatórias.

Veja o que fazer para evitar que os pelos encravem em: Dicas para evitar os pelos encravados.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...