Aranto: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em outubro 2023
Evidência científica

O aranto é uma planta ornamental de fácil reprodução, com origem na ilha africana de Madagascar, rica em bufadienolídeo, uma substância com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo indicado para gripes, dor, prevenir doenças cardiovasculares ou câncer.

No entanto, embora tenha propriedades medicinais, o aranto, também conhecido como mãe-de-milhares, deve ser usado com cuidado devido ao risco de intoxicação, especialmente quando as folhas frescas são consumidas ou quando utilizado em altas dosagens. 

O nome científico do aranto é Kalanchoe daigremontiana ou Bryophyllum daigremontianum, e a parte normalmente utilizada dessa planta são as folhas secas, para o preparo do chá ou cápsulas, encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. É importante ressaltar que essa planta deve ser usada somente com indicação do médico ou do fitoterapeuta, devido aos seus efeitos tóxicos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O aranto tem vários benefícios para a saúde, sendo indicado para:

1. Prevenir o câncer

O aranto é rico em bufadienolídeos e compostos fenólicos com forte ação antioxidante, auxiliando na prevenção de danos aos tecidos causados pelos radicais livres, sendo uma planta muito útil para ser utilizada na forma de extrato concentrado na prevenção de certos tipos de câncer. Veja outros alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

Além disso, segundo alguns estudos, o aranto pode auxiliar no tratamento do câncer, pois o extrato apresentou efeito citotóxico, prevenindo a morte celular de células normais e causando a morte de células tumorais. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

2. Combater a gripe

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o aranto é tradicionalmente utilizado como chá, suco ou extrato concentrado, para reduzir dor de garganta, aliviar tosse e ajudar a combater resfriados, otites ou gripes.

3. Melhorar problemas digestivos

Devido aos seus compostos bioativos como polifenóis e bufadienolídeos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, adstringentes e analgésicas, o aranto pode ser usado para auxiliar no tratamento e reduzir sintomas de problemas digestivos, como dor de estômago, cólica, diarreia, inflamação intestinal ou úlceras gástrica.

4. Combater a insônia

Os glicosídeos cardiotônicos no aranto têm propriedades sedativas que ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse, a agitação e até mesmo a tratar a insônia. Veja outros remédios caseiros para combater a insônia.  

5. Prevenir doenças cardiovasculares

Por ser rico em compostos flavonoides e alcaloides com propriedades antioxidantes, o aranto ajuda a prevenir os danos nas células e nos vasos sanguíneos, causados pelos radicais livres.

Assim, essa planta ajuda a melhorar a circulação, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose ou AVC.

6. Combater parasitas, fungos e bactérias

O aranto é muito usado como terapia contra doenças parasitárias. 

De acordo com alguns estudos, o extrato desta planta foi avaliado e se mostrou muito eficaz no combate a diferentes cepas de parasitas, como Entamoeba histolytica e Trichomonas vaginalis, por exemplo, ajudando a reduzir o crescimento desses protozoários.

Além disso, o extrato de aranto também pode ajudar a combater diversas infecções causadas por fungos como Candida albicans, causador da candidíase, ou bactérias como Streptococcus, Corynebacterium diphtheria, Staphylococcus aureus, Enterococcus hirae e Escherichia coli.

7. Aliviar a dor muscular

O aranto tem ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a reduzir inflamações e desconfortos em caso de dor muscular ou nas costas, por exemplo.

Assim, essa planta pode ser útil para usar na forma de chá ou aplicar compressas no local para aliviar dores, contraturas, além de ajudar na cicatrização de feridas.

Aranto emagrece?

O aranto não emagrece pois não promove a queima de gordura e não estimula o gasto energético e, por isso, o aranto não deve ser usado para emagrecer.

No entanto, essa planta ajuda a diminuir a ansiedade, o que pode ser um benefício para quem deseja perder peso.

Porém, é importante ressaltar que seu uso não é recomendado para emagrecer, principalmente porque o aranto não deve ser usado a longo prazo devido aos seus efeitos tóxicos.

A melhor forma de emagrecer e perder peso é fazer uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Saiba como fazer uma dieta balanceada.

Propriedades do aranto

O aranto possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, sedativas, calmantes, cardioprotetoras, antibacterianas, antiparasitárias, antigripais e anticancerígenas, devido aos compostos fenólicos, bufadienolídeos, alcaloides e taninos, na sua composição.

Como usar

A parte normalmente utilizada do aranto é a folha seca para o preparo do chá ou cápsulas, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.

1. Chá de aranto

O chá de aranto deve ser feito com as folhas secas dessa planta, de onde são extraídos os compostos ativos, com propriedades medicinais.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas secas de aranto;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicioná-la na xícara com as folhas secas de aranto. Tapar e deixar repousar por 10 minutos. Coar, esperar amornar e beber no máximo 1 a 3 xícaras por dia.

2. Cápsulas de aranto

As cápsulas de aranto podem ser usadas por adultos, sendo que a dose recomendada é de 1 cápsula de 500 mg até 3 vezes ao dia.

O aranto pode ser consumido pelo período máximo de 1 mês, e depois deve-se fazer uma pausa de pelo menos 15 dias antes de reiniciar o uso. Além disso, não devem ser ingeridas mais de 30 g de aranto por dia pelo risco de efeitos tóxicos no corpo com suas altas dosagens.

Antes de iniciar o consumo do aranto é importante consultar um médico, fitoterapeuta ou um profissional de saúde com conhecimentos específicos em plantas medicinais e certificar de que se trata da planta correta para não correr o risco de ingerir espécies de plantas tóxicas ao ser humano.

Possíveis efeitos colaterais

O aranto pode causar intoxicação com o consumo acima de 5 gramas por kg diariamente. Dessa forma, recomenda-se uma dose diária de no máximo 30 gramas da folha seca por dia, pois a ingestão de uma dosagem maior pode causar paralisia e contrações musculares. 

Além disso, as folhas frescas do aranto, também podem causar intoxicação, não sendo recomendado seu consumo.

Por isso, o uso do aranto deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais. 

Quem não deve usar

O aranto não deve ser usado por mulheres grávidas pois pode provocar aumento de contrações uterinas e causar aborto. Além disso, crianças, pessoas com hipoglicemia e com pressão baixa também não devem consumir esta planta.

Apesar disso, quando o aranto é consumido dentro da dose diária recomendada não existem outras contraindicações, uma vez que essa planta passa a não ser considerada tóxica, no entanto, é indispensável consultar o médico antes de iniciar o consumo do aranto.