Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 dicas para fazer compras saudáveis

Para fazer compras saudáveis no supermercado e manter a dieta, é importante seguir dicas como levar a lista de compras, preferir produtos frescos e evitar comprar comida congelada.

Além disso, para fazer boas escolhas e ainda economizar no fim do mês, deve-se acompanhar as promoções do supermercado e evitar comprar em grandes quantidades para fazer estoques de produtos em casa, principalmente dos que não se usa com frequência ou que estragam rápido, como molhos especiais e iogurtes.

Veja a seguir 7 dicas para fazer boas escolhas na hora das compras.

1. Lista de compras

Fazer a lista de compras é uma dica bastante conhecida, mas que pouca gente cumpre. Além de evitar esquecimentos, a lista é importante para focar nos produtos que realmente são necessários e que foram pensados para manter uma alimentação saudável.

Além de levar a lista, deve-se se esforçar para comprar apenas os produtos planejados, resistindo à tentação guloseimas, mesmo que estejam em promoção.

2. Comer antes de ir

Comer antes de ir ao supermercado ajuda a evitar compras induzidas pela fome, que normalmente influencia o indivíduo a escolher produtos gostosos, ricos em açúcar e gordura.

Assim, o ideal é fazer as compras depois de uma refeição grande, como o almoço ou jantar, que trazem uma maior sensação de saciedade e mantêm a fome longe por mais tempo.

3. Evitar levar os filhos

As crianças são impulsivas e não têm controle sobre seus desejos, fazendo com que os pais levem para casa produtos que não foram planejados e que não são saudáveis.

Assim, fazer as compras sem os pequenos ajuda a poupar dinheiro e contribui para uma melhor alimentação deles também, pois se apenas boas escolhas foram feitas no supermercado, eles também irão comer de forma mais saudável.

4. Ler o rótulo

Apesar de parecer difícil no início, ler o rótulo dos alimentos é simples e facilita na escolha do melhor produto. Para avaliar, deve-se observar principalmente a quantidade de gordura, açúcar e sódio nos rótulos, comparando produtos do mesmo gênero e escolhendo o que possui menor quantidade desses nutrientes. Veja como ler os rótulos dos alimentos para fazer a escolha certa, nesse vídeo:

5. Preferir produtos frescos

Preferir produtos frescos e que estragam mais rapidamente, como frutas, legumes, queijos brancos e iogurtes naturais, é uma dica que ajuda a diminuir o consumo de conservantes, corantes e aditivos que a indústria utiliza para aumentar a validade dos alimentos e que causam inflamação e retenção de líquidos.

Além disso, os produtos frescos têm maior quantidade de vitaminas e minerais, nutrientes necessários para manter o metabolismo ativo e favorecer a perda de peso. 

6. Experimentar novos produtos

Sair da zona de conforto e experimentar novos produtos naturais e integrais ajuda a variar a alimentação e a trazer mais nutrientes para a dieta.

Com a mudança dos hábitos alimentares, os alimentos saudáveis passam ser naturalmente atrativos, mas para ajudar nesse processo deve-se colocar o objetivo de comprar um novo alimento saudável pelo menos 1 vez por mês.

7. Evitar doces, congelados e processados

Evitar comprar doces, produtos congelados e processados, como bacon, linguiça, salsicha, caldos de carne em cubos e comida pronta congelada, facilita manter a dieta em casa.

A principal vantagem é o melhor controle do que se come de ruim, pois se não há alimentos ricos em açúcar e gorduras em casa, fica mais fácil de resistir quando a vontade bater. Veja 3 dicas para diminuir o consumo de açúcar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...