Tratamento para Oxiúrus na Gravidez

A infestação por oxiúrus ou por qualquer outro verme na gravidez não traz nenhum prejuízo para o bebê, porque o bebê encontra-se protegido dentro do útero, mas apesar disso, a mulher pode ter os vermes no ânus e na vagina e isso ser a causa de infecções recorrentes devendo tratar o mais rápido possível com o uso de um vermífugo indicado pelo seu obstetra.

Segundo a informação contida na bula dos medicamentos indicados contra a infestação por enterobius vermiculares, o único medicamento que pode ser usado durante a gravidez é o Pyr-pam (Pamoato de pirvínio), porque tanto o Albendazol, como o Tiabendazol e o Mebendazol estão contraindicados na gestação.

No entanto, dependendo o trimestre da gestação, facilidade em encontrar o medicamento e situação de saúde geral da gestantes, o médico poderá receitar outro medicamento, avaliando seu risco/benefício, já que em alguns casos os benefícios podem ser maiores que os riscos.

Tratamento para Oxiúrus na Gravidez

Remédio caseiro contra oxiúrus na gestação

Como muitas plantas medicinais são contraindicadas na gestação, somente a água de alho e as cápsulas de alho podem ser usadas para combater a infestação por oxiúrus nesta fase. A mulher pode ingerir 1 cápsula por dia ou tomar a água de alho, após deixar 3 dentes de alho descascados demolhados durante toda a noite em 1 copo de água.

No entanto, este remédio caseiro não exclui os remédios indicados pelo obstetra, sendo somente uma forma natural de complementar o tratamento contra este verme.

Prevenir a infecção por oxiúrus é muito importante nesta fase, principalmente para as que trabalham com crianças em escolas e jardins de infância. Deve-se lavar muito bem as mãos antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro, nunca colocar a mão ou os dedos na boca, ter o cuidado de lavar muito bem os alimentos que são ingeridos com casca, só tomar água mineral, fervida ou filtrada e lavar as mãos antes de preparar a comida. Ter as unhas bem aparadas também diminui o risco de infecção com o oxiúrus.

Mais sobre este assunto: