Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ouvido absoluto: o que é e como treinar

O ouvido absoluto é uma capacidade relativamente rara na qual a pessoa consegue identificar ou reproduzir uma nota sem qualquer tipo de referência de um instrumento musical, como o piano, por exemplo.

Embora durante muito tempo esta capacidade tenha sido considerada inata e quase impossível de ensinar, novos estudos indicam que é possível treinar o cérebro para desenvolver um ouvido capaz de identificar a maior parte das notas musicais.

Ouvido absoluto: o que é e como treinar

Como saber se tenho

Para se saber se se tem ouvido absoluto pode-se fazer um teste simples que consiste em:

  1. Colocar outra pessoa em um piano;
  2. Ficar dentro da sala, mas sem conseguir observar as teclas do piano;
  3. Pedir para que a outra pessoa toque um nota aleatória;
  4. Tentar adivinhar corretamente a nota e repetir com outras notas.

Geralmente, esta capacidade é mais fácil de avaliar em pessoas que estudaram música, uma vez que conhecem melhor a diversidade de notas musicais. No entanto, pessoas que nunca estudaram música também podem ter alguma facilidade em identificar imediatamente a nota.

Outra forma de identificar uma possível capacidade de ouvido absoluto é tentar entender se a pessoa consegue cantar uma música mantendo sempre o tom correto, semelhante ao da música original, por exemplo.

Como treinar o ouvido

Embora algumas pessoas nasçam com uma habilidade inata para identificar as notas musicais, essa capacidade também pode ser treinada ao longo do tempo, independente da idade.

Para isso uma boa técnica consiste em escolher uma nota específica, reproduzi-la e, depois, tentar identificar essa nota ao longo do sia, seja nas músicas que se faz ou nas que se ouve. Uma dica que pode ajudar a desenvolver essa capacidade mais rápido é ouvir a mesma nota várias vezes durante o dia, murmurando a nota no som correto.

Aos poucos, a nota vai-se tornando mais fácil de identificar e, quando isso acontece, pode-se passar para outra nota, repetindo até que se consiga identificar o maior número de notas possível.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...